Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGomes, Paulo César Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorHeidrich, Paulo Ricardopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T04:38:57Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249364pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa intitulada Litografia Comercial no Rio Grande do Sul: A composição de uma visualidade moderna dá continuidade ao estudo sobre Impressos Comerciais no Rio Grande do Sul, que vem sendo desenvolvido desde 2015, a partir de imagens contidas nos livros de Marcas Registradas na Junta Comercial de Porto Alegre, relativos ao período de 1878 a 1923, atualmente preservados no Arquivo Histórico do Estado e no Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Com o tema da composição de uma visualidade moderna, investigam se os caminhos percorridos pelos antigos litógrafos na renovação do conhecimento nas artes gráficas, superando os padrões técnicos herdados da tipografia e o repertório artístico de inspiração neoclássica trazido pelos primeiros gravadores, na maioria imigrantes europeus da primeira metade do século XIX, de modo a instituir em nosso meio uma expressão gráfica adequada ao discurso dos tempos modernos. Desde o início, procura se destacar a riqueza desse acervo, demonstrando o seu valor, não apenas para a História da Arte, mas também da Comunicação e do Design Gráfico, além dos recentes estudos sobre Cultura Visual.pt_BR
dc.description.abstractThe research entitled Commercial Lithography in Rio Grande do Sul: The composition of a modern visuality continues the study on Commercial Printing in Rio Grande do Sul, which has been developed since 2015, based on the images contained in books of Trademarks at the Porto Alegre Commercial Board, relating to the period from 1878 to 1923, currently preserved in the State Historical Archive and at the Júlio de Castilhos Museum, in Porto Alegre. With the theme of the composition of a modern visuality, the paths taken by the old lithographers in the renewal of the knowledge in the graphic arts are investigated, overcoming the technical standards inherited from the typography and the artistic repertoire with neoclassical inspiration brought by the first engravers, mostly European immigrants of the first half of the 19th century, in order to establish in our midst a graphic expression suitable to the discourse of modern times. Since the beginning, we sought to highlight the richness of this collection, demonstrating its value, not only for the History of Art, but also for Communication and Graphic Design, in addition to recent studies on Visual Culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommercial printingen
dc.subjectLitografiapt_BR
dc.subjectMarcas registradaspt_BR
dc.subjectCommercial lithographyen
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectTrademarksen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectModern visualityen
dc.titleLitografia comercial no Rio Grande do Sul : a composição de uma visualidade modernapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001150386pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples