Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSibemberg, Lucas Sivieropt_BR
dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T04:49:10Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2447-2689pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249639pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio por meio de atividades inspiradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os dados coletados foram analisados à luz dos estudos de Gutiérrez (1996) envolvendo visualização espacial, habilidades espaciais e geometria dinâmica. Os resultados da investigação apontam que o GeoGebra contribuiu para o desenvolvimento de habilidades espaciais de alguns alunos e, principalmente, para a construção de situações nas quais a projeção ortogonal é solicitada. Os estudos revelaram, também, a importância de os alunos explorarem construções dinâmicas com projeção ortogonal antes de se aventurarem em construí-las. A Geometria Dinâmica foi importante para que os alunos verificassem situações não triviais que aparentam ser.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how the dynamic software GeoGebra 3D can enhance the understanding of orthogonal projection in High School through activities inspired by National High School Exam (ENEM).The collected data were analyzed under the studies of Gutiérrez (1996) involving spatial visualization, spatial skills and dynamic geometry. The results show that GeoGebra contributed to the development of spatial skills of some students and, mainly, to the construction of situations in which orthogonal projection is requested. Studies have also revealed the importance of students exploring dynamic constructions with orthogonal projection before venturing to build them. Dynamic Geometry was important for students to verify the non-trivial hypotheses they appear to be.en
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo analizar cómo El software dinâmico GeoGebra 3D puede mejorar La comprensión de La proyección ortogonal em Bachillerato através de actividades inspiradas em El Examen Nacional de de Enseñanza Media (ENEM). Los datos recolectados fueron analizados a la luz de lós estúdios de Gutiérrez (1996) que involucran visualización espacial, habilidades espaciales y geometria dinámica. Los resultados de La investigación indican que GeoGebra contribuyó AL desarrollo de habilidades espaciales de algunos Estudiantes y, principalmente, a La construcción de situaciones em lãs que se solicita La proyección ortogonal. Los estúdios también revelaron La importância de que los Estudiantes exploren construcciones dinâmicas com proyección ortogonal antes de aventurarse a construirlas. La Geometría Dinámica fue importante para que lós Estudiantes verificasen situaciones no triviales que lós parecen ser.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Vol. 8 (2022), n. 1, 20 p., e2005pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpatial Visualizationen
dc.subjectMatemática : Educaçãopt_BR
dc.subjectSpace Skillsen
dc.subjectVisualização espacialpt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectVisión Espacialen
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectHabilidades Espacialesen
dc.titleProjeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmicapt_BR
dc.title.alternativeOrthogonal Projection: a Dynamic Geometry approachen
dc.title.alternativeProyección Ortogonal: un enfoque de Geometría Dinámicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001149852pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples