Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Celina Figueira dapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T05:02:19Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2238-5436pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249718pt_BR
dc.description.abstractO artigo propõe analisar como o curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem atuado na for-mação de habilidades e competências do profissional museólogo voltadas a temas da documentação museológica. O processo teórico-metodológico tem sido exercido a partir da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, fundamentado em duas experiências extensionistas: o programa Museologia na UFRGS: trajetórias e memórias (2017- atual) e o projeto Gestão de Acervos Museológicos da UFRGS (2018 - atual). Propõe-se, com essas experiências, que os discentes tenham autonomia para diagnosticar e propor estratégias e procedi-mentos que visem a preservação e difusão de referências culturais, tornando-se multiplicadores do acesso ao patrimônio cultural e da democratização da informação gerada a partir desses bens.pt_BR
dc.description.abstractThe article proposes to analyze how the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) Museology Bachelors course has acted in the formation of skills and competences of professional museologists focused on museological documentation themes. The theoretical-methodological process has been exercised from the inseparability of teaching, research and extension, based on two extension experiences: the Museology pro-gram at UFRGS: trajectories and memories (2017-current) and the UFRGS Museum Collection Management project (2018 - current). With these experiences, the idea is that students have autonomy to identify, discuss and propose strategies and procedures aimed at the preservation and dissemination of cultural references, becoming multipliers of access to cultural heritage and the democratization of information generated from these sources.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMuseologia & Interdisciplinaridade. Brasília, DF. Vol. 11, nesp (ago. 2022), p. 19-41pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseum documentationen
dc.subjectDocumentação museológicapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectMuseological Documentation in the Museology Course at the Federal University of Rio Grande do Sulen
dc.subjectCollections managementen
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectUniversity extensionen
dc.subjectInseparability teachingen
dc.subjectResearch and extensionen
dc.titleA indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a partir da documentação museológica: as experiências do curso de Museologia da UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeThe inseparability of teaching, research and extension based on museological documentation: the experiences of the Museology course at UFRGSen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001149677pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem