Show simple item record

dc.contributor.advisorMuller, Claudio Josept_BR
dc.contributor.authorBressani, Gabriel Schneiderpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T04:50:38Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249766pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo de caso da fase inicial do turnaround de um grupo de empresas pertencentes a um único empresário que atuam no ramo de serviços. O método de análise parte do framework proposto por Trahms et al (2013), porém não se restringe a ele e utiliza métodos de análise sugeridos por outros autores. Primeiramente, o declínio de desempenho é analisado utilizando indicadores financeiros de forma a entender a crise de forma quantitativa. Após, são analisadas as causas do declínio e os fatores que representam a interface entre as causas e as ações, denominados fatores de resposta. Por fim, são analisadas as ações tomadas e os resultados obtidos. Como resultados do estudo de caso, observou-se que as causas raíz da crise já estavam presentes na empresa muito antes do declínio e que a combinação dessas causas com outros eventos desfavoráveis recentes resultaram na queda de desempenho. As ações tomadas para reverter o declínio apresentaram um resultado modesto, porém o combate as causas raíz sugere que o declínio será revertido de forma consistente nos próximos anos.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a study case of the initial phase of the turnaround of a group of companies that are owned by the same entrepreneur and that operate at the service sector. The analysis method is based at the framework proposed by Trahms et al (2013), but other analyses used by other authors are applied as well. First, the performance decline is analyzed using financial indexes to understand the crisis with quantitative data. After that, the causes and the factors that are the interface of the causes and the actions taken, called response factors, are analyzed. Finally, the actions and results are studied. As the result, it’s observed that the root causes of the crisis were already a part of the business before the decline and the sum of that causes whit other recent adverse events resulted in the decline of performance. The actions taken to reverse the decline presented a modest result, but as they were mainly focused in solving the problems of the root causes, it suggests that the lack of performance will be reverted consistently in the following years.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTurnarounden
dc.subjectGestão de riscospt_BR
dc.subjectPerformance declineen
dc.titleEstudo de caso da fase inicial do Turnaround de uma empresa do ramo de serviçospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141379pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record