Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBorges, Jussarapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Vanessa Inacio dept_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T04:50:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249769pt_BR
dc.description.abstractAs competências em informação e em comunicação, tratadas nesta pesquisa como competências infocomunicacionais, são imprescindíveis para a aprendizagem ativa requerida no contexto universitário, assim como são reconhecidamente fatores que influenciam os resultados acadêmicos. Avaliar as percepções de autoeficácia e seus componentes em relação às competências infocomunicacionais é condição indispensável para a tomada de decisão informada a respeito dos programas ou cursos que trabalham com a promoção de tais competências. Esta pesquisa propôs a construção e a busca por evidências de validade de conteúdo de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria, uma área da Psicologia dedicada à medição de construtos que pode contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação que assegurem resultados mais fiéis à realidade. O processo foi realizado nas seguintes etapas: fundamentação teórica do construto competências infocomunicacionais e suas dimensões por meio de modelos e padrões de competências infocomunicacionais; construção dos itens da versão preliminar; análise dos itens por juízes especialistas; análise semântica pela população-alvo e estudo piloto. Como resultado, obteve-se um instrumento composto de 136 itens distribuídos em oito dimensões. Espera-se que o instrumento contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais e que a aproximação com a área da Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil. As normas de interpretação e mais evidências de validade do instrumento deverão ser investigadas para finalizar a construção.pt_BR
dc.description.abstractInformation and communication skills, henceforth called infocommunication competences, are essential for the active learning required for undergraduate and graduate students, as well as recognized factors that affect academic outcomes. Assessing students' perceptions of self-efficacy and its components towards infocommunication competences is a key condition for informed decision-making about programs or courses that promote such skills. This research has proposed the construction and search of content validity of an instrument to assess the perceptions of infocommunicational competences from the perspective of Psychometrics, an area of Psychology dedicated to building reliable measures. The process was carried out in the following steps: theoretical foundation of the infocommunicational competences construct and its dimensions through models and standards of infocommunicational competences; construction of preliminary version items; item analysis by expert judges; semantic analysis of items by the target population and pilot study. As a result, an instrument composed of 136 items with eight dimensions was built. It is expected that the instrument will contribute to the evaluation of infocommunicational competences and that the Psychometrics approach brings advances to Information Science in Brazil. The interpretation norms and further instrument evidence of validity should be investigated in the next steps of construction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfocommunication competencesen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectInstrument developmenten
dc.subjectPsychometricsen
dc.titleAvaliação da percepção de competências infocomunicacionais (APCI): elaboração e busca de evidências de validade da escalapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001150163pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem