Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFragoso, Suely Dadaltipt_BR
dc.contributor.authorPaz, Samyrpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T04:50:56Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249785pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desta Tese de Doutorado consiste em investigar a intersecção temporal gerada pela comunicação entre a jogadora e os videogames Dark Souls: Remastered e Dark Souls 3 durante o gameplay. Adicionalmente, os objetivos específicos são: a) compreender noções de tempo mobilizadas pela literatura dos Game Studies; b) relacionar os conceitos de gameplay e tempo; c) identificar as estruturas temporais de Dark Souls: Remastered e Dark Souls 3; d) mapear as relações entre jogadora e o tempo no gameplay de Dark Souls: Remastered e Dark Souls 3; e, e) entender as intersecções entre as experiências temporais da jogadora e as estruturas temporais de Dark Souls: Remastered e Dark Souls 3. Os jogos analisados foram escolhidos pela sua influência cultural na década de 2010 e pelas suas construções temporais em ciclos. O referencial teórico conecta o tempo do videogame e da jogadora por meio do conceito de gameplay, compreendido como uma prática materialdiscursiva, no qual videogame e jogadora são aparelhos que (re)configuram fronteiras entre corpos e sentidos. Este pensamento leva ao entendimento do tempo não como um recipiente de fenômenos, mas sim um entrelaçamento de materialidades e discursos que se desdobram e se costuram aos aparelhos do universo. Os procedimentos investigativos empregam métodos mistos, incluindo: jogar Dark Souls de forma atenta às estruturas temporais; desenvolver técnicas inspiradas na etnografia para coletar gravações das sessões de jogo e alimentar diários de pesquisa; e, aplicar a análise formal do gameplay para identificar padrões no design do jogo conectados às estruturas temporais. A análise identificou os seguintes padrões que informam a temporalidade do gameplay: personagem da jogadora, mundo do jogo, combate, chefes e sistema multijogadora. Estes produzem temporalidades convergentes entre jogadora e videogame, proporcionando que a jogadora faça a expansão da sua vida vivida para o mundo do jogo. Temporalidades são então materializadas nos corpos dos espaços de representação e físicos. O combate organiza ritmos pragmáticos, estética que é potencializada no encontro com os chefes. Por último, o sistema multijogadora permite temporalidades mistas em simultaneidades passageiras e relações assíncronas.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this PhD dissertation was to investigate the temporal intersections generated by the communications between the player and the videogames Dark Souls: Remastered and Dark Souls 3 during gameplay. Additionally, the specific objectives are: a) comprehend notions of time gathered from Game Studies literature; c) relate the concepts of gameplay and time; c) identify the temporal structures of Dark Souls: Remastered and Dark Souls 3; d) map out the relations between the player and the time of gameplay in Dark Souls: Remastered and Dark Souls 3; and, e) understand the intersections between the temporal experiences of the player and the temporal structures of Dark Souls: Remastered and Dark Souls 3. These videogames were chosen due to its cultural influence in the 2010’s decade and by reason of its temporalities built on cycles. The theoretical framework connects the time of the videogame and of the player through the concept of gameplay, understood as a materialdiscursive practice in which videogame and player are apparatuses that (re)configure boundaries between bodies and meaning. This way of thinking comprehends time not as a vessel for phenomena, but as an entanglement of material-discursive practices that unfolds and threads into the universe apparatuses. The research applied a mixed methods approach to its subject, consisting of playing Dark Souls looking for its time structures. Associated with the later, ethnographical tactics were employed by recording gameplay and developing research diaries of every play session. Finally, the formal analysis of gameplay was adapted to identify the patterns in game design that are connected to temporal structures. The following patterns were identified: player’s character, game world, combat, bosses, and multiplayer system. They produce multiple convergent temporalities between player and videogame, causing the expansion of the lived live of the player to the game world. Temporalities are then materialized on the bodies of representation space and physical space. The combat arranges pragmatical rhythms, an aesthetic empowered in the bosses’ encounters. Finally, the multiplayer system allows mixed temporalities on fleeting simultaneities and asynchronous relations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectGameplayen
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectGame Studiesen
dc.subjectGameplay Experiencept_BR
dc.subjectDark Soulsen
dc.subjectTempo (Filosofia)pt_BR
dc.titleA espectralidade des/contínua do tempo no gameplay de Dark Souls: [Dark Souls] remastered e Dark Souls 3pt_BR
dc.title.alternativeThe haunted dis/continuities of time in the gameplay of Dark Souls: [Dark Souls] Remastered and Dark souls 3en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001149935pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples