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dc.contributor.advisorBercht, Magdapt_BR
dc.contributor.authorDiemer, Mouriac Halenpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T04:51:37Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249830pt_BR
dc.description.abstractDesenvolver a lógica de programação é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos calouros dos cursos de graduação na área de Computação e Informática. A aprendizagem com os pares é uma estratégia pedagógica que pode ser utilizada para vencer essas dificuldades, porém a êxito desse processo pode ser influenciado pela disposição dos estudantes em colaborar. Esta pesquisa investigou como se desempenham os alunos de lógica de programação, que integram grupos de Aprendizagem Colaborativa à luz da presença ou ausência de membros que demonstram postura colaborativa solícita. Foi necessário determinar o que caracteriza essa postura interpessoal para, então, reconhecer o afeto solicitude, usando técnicas provenientes da Computação Afetiva. Com o apoio de especialistas, foi constituída uma base para treinamento do algoritmo de mineração de textos, recurso utilizado para classificar os alunos em solícitos e não-solícitos. Com efeito, a partir dos dados e metadados dos discursos gerados durante a interação dos grupos, foram definidos três observáveis, a saber, solicitude, participação e relevância, que constituíram um modelo de Aluno Colaborativo Solícito. O modelo foi implementado em um software de apoio à aprendizagem em grupos, ofertando aos alunos uma interface de colaboração integrada ao ambiente de programação (IDE). Em diferentes etapas, foram analisados, por meio de estudos de caso, 34 grupos de colaboração em situações de aprendizagem de lógica de programação, totalizando 172 participantes, procedentes de sete turmas regulares dos cursos de graduação da área de Computação e Informática da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Os resultados mostram que a solicitude é um afeto que exerce influência positiva sobre o desempenho alcançado pelos grupos, devendo ser um ponto de atenção dos docentes na composição ou recomposição dos grupos. Verificou-se que os alunos solícitos são mais participativos e suas contribuições são mais relevantes, ou seja, são mais prestimosos às dúvidas apresentadas por outros colegas. Nos grupos onde há a presença de Alunos Colaborativos Solícitos também há mais interação, promovendo a troca de conhecimentos e, por conseguinte, a melhoria do desempenho, principalmente dos estudantes que demonstraram incialmente mais dificuldades. Com base nos estudos realizados, foram apresentadas recomendações aos docentes de lógica de programação para utilização do método de aprendizagem em grupos de colaboração.pt_BR
dc.description.abstractDeveloping programming logic is one of the main difficulties faced by the freshmen in undergraduate courses in Computing and Informatics. Peer learning is a pedagogical strategy that can be used to overcome these difficulties, but the success of this process may be influenced by students' willingness to collaborate. This research investigated how programming logic students, who are part of Collaborative Learning groups, behave in the presence or absence of members who demonstrate a collaborative and supportive stance. This interpersonal stance needed to be characterized to subsequently determine the supportive affection by using Affective Computing techniques. With the support of experts, a training basis was created for the text mining algorithm, allowing students to be classified as supportive or non-supportive. In fact, from data and metadata of the discussions generated during the interaction of students, three observables were defined, namely, supportive, participation, and relevance, which constituted a Supportive Collaborative Student model. The model was implemented through software to support group learning, offering students a collaborative interface integrated into the programming environment (IDE). In different stages, 34 collaboration groups in situations of learning programming logic were analyzed by case studies, totaling 172 participants, coming from seven regular classes of undergraduate courses in Computing and Informatics at Universidade do Vale do Taquari – Univates. The results show that supportive is an affection that exerts a positive influence on the groups’ performance, and this should receive attention from the professors when forming them. The results also indicated that supportive students are more participating, and their contributions are more relevant, i.e., they are more helpful when their peers raise questions. In groups where there is the presence of Supportive Collaborative Students, there is also more interaction which in turn, promotes exchanges of knowledge and, therefore, improved performance, especially for students who initially showed more difficulties. Finally, based on the studies carried out, recommendations to use Collaborative Learning were presented to programming logic professors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCollaborative learningen
dc.subjectComputação afetivapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectProgramming logic learningen
dc.subjectAffctive computingen
dc.subjectSupportivenessen
dc.titleGrupos de colaboração : a influência da postura interpessoal na aprendizagem de lógica de programaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001151170pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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