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dc.contributor.advisorGuadagnin, Demétrio Luíspt_BR
dc.contributor.authorLopez Cepeda, Natalia Andreapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-18T04:49:33Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249969pt_BR
dc.description.abstractAtividades turísticas traz benefícios, aumentando o apoio à conservação. No entanto, também podem perturbar a fauna e ser análogo ao risco de predação. À medida que o turismo aumenta, é necessário um planejamento adequado. Realizamos experimentos de campo de aproximação de grupos de flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis) e Piru-Piru (Haematopus palliatus) simulando quatro estímulos (Caminhante individual, grupo de caminhantes, carro e caiaque) no Parque Nacional da Lagoa do Peixe para avaliar as distâncias de resposta e estimar distâncias mínimas de aproximação (DMA) para reduzir a perturbação das aves, controlando o efeito de fatores confundidores. A distância do início da fuga e a distância na qual o animal responde mudando sua orientação para monitorar uma ameaça que se aproxima (distância de alerta) foram definidos como distâncias de resposta. Usamos modelos lineares mistos para explorar os efeitos dos estímulos, e a influência de fatores potenciais nas respostas das aves. As distâncias de resposta foram diferentes entre as espécies e os estímulos antropogênicos. As aves permitiram abordagens mais próximas de caiaques e carros do que de caminhantes individuais e em grupo. O flamingo-chileno foi mais sensível à perturbação antropogênica. A distância inicial, o mês, o comportamento da ave antes da aproximação e a velocidade do vento influenciaram as respostas. Verificamos uma grande variação de resposta entre os indivíduos. Para minimizar a perturbação das aves limícolas no Parque Nacional da Lagoa do Peixe recomendamos uma DMA de 127 m para a aproximação de Piru-Piru no setor da praia e de 286 m para a aproximação de flamingo- chileno por caminhantes ou de 230 m para a aproximação por caiaques no estuário.pt_BR
dc.description.abstractTourism activities provide benefits, increasing support for conservation. However, it can also disturb wildlife and be analogous to predation risk. As tourism increases, suitable planning is necessary. Chilean Flamingo (Phoenicopterus chilensis) and American Oystercatcher (Haematopus palliatus) were exposed to the approach of four stimuli (Single walker, group of walkers, car, and kayak) in a stopover site to determine their response distances, and then estimate minimal approach distances (MAD) to reduce bird disturbance, controlling the effect of potential influential factors. Flight initiation distance, and the response at which birds change their orientation to monitor an approaching threat (alert distance) were identified as response distances. Linear mixed models were used to explore the effects of the stimuli, and the potential factors on bird responses. Response distances were different between species and anthropogenic stimuli. Kayaks and cars allowed closer approaches than single and group of walkers. Chilean flamingo was more sensitive to disturbance. Potential factors such as starting distance, month, bird ́s initial behavior before the approach and wind speed, including large variations among individuals influenced bird responses. Based on this data and in order to be conservative in reducing tourist’s effect in the bird’s behavior in an important stopover site, the minimal approach distance can be set at 127 m for the American oystercatcher in the beach, including for the Chilean flamingo a MAD of 286 m when walking and 230 m when kayaking in the estuary.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFlight initiation distanceen
dc.subjectTurismo : Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectAlert distanceen
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subjectPlanejamento ambientalpt_BR
dc.subjectAnthropogenic stimulien
dc.subjectMinimum approach distanceen
dc.subjectWetland birdsen
dc.titleResponse distances of Chilean flamingo and American oystercatcher to human disturbance in a stopover sitept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142937pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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