Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNunes, Mariana Backespt_BR
dc.contributor.authorLudovico, Francieli Motterpt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.contributor.authorSarmento, Simonept_BR
dc.date.accessioned2022-10-22T05:02:20Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1980-0614pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250191pt_BR
dc.description.abstractAo se deparar com um Ensino Remoto Emergencial (ERE), muitos desafios fizeram-se presentes no cotidiano dos professores, como a utilização de Tecnologias de Comunicação Digital como mediadoras do ensino em meio a uma pandemia. Professores que se sentem despreparados para o emprego de tais tecnologias se voltam a cursos on-line para aprimorar a sua prática. Logo, o presente trabalho busca analisar um MOOC de formação de professores, da plataforma Coursera, e as crenças reproduzidas ali sobre o ensino on-line de Língua Inglesa, buscando traçar relações com o contexto de ERE brasileiro. A metodologia de pesquisa empregada é qualitativa na modalidade investigativa do estudo de caso. Na análise, evidenciou-se que o curso aborda apenas aspectos relacionados a aulas síncronas por meio de videoconferência, deixando de lado, por conseguinte, as demais habilidades da língua além da compreensão e produção oral. O curso ainda reforça o mito do falante nativo como modelo, o que é hoje questionável. Contudo, traz dicas de organização para aulas síncronas e de como analisar as necessidades dos alunos para adequar as práticas docentes. Assim, considera-mos que o MOOC analisado pode auxiliar professores iniciantes na docência e é acessível para professores com letramento digital incipiente.pt_BR
dc.description.abstractWhen faced with Emergency Remote Teaching (ERT), many challenges were presented in the daily lives of teachers. Among them, it is the use of Digital Communication Technologies as tea-ching mediators in the midst of a pandemic. Teachers who still feel unprepared for the use of such technologies find in online courses a way to improve their practice. Therefore, the present work seeks to analyze a teacher education MOOC, from the Coursera platform, and the beliefs reproduced there about online English language te-aching, seeking to trace relations with the context of Brazilian ERT. The research methodology employed is a case study in a qualitative approach. We observed that the course only addresses aspects related to synchronous lessons through videoconference, leaving aside, the-refore, the language skills beyond oral comprehension and produc-tion. The course also reinforces the myth of the native speaker as a model, which is questionable nowadays. However, it provides orga-nization tips for synchronous lessons, and how to conduct an analy-sis of students’ needs to adapt teaching practices. Thus, we consider that the analyzed MOOC can help beginner teachers in learning how to teach, and it is accessible to teachers with incipient digital literacy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista X. Curitiba, PR. Vol. 17, n. 3 (jan./jul. 2022), p. 950-967pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher's educationen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectBeliefsen
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.subjectAdditional language teachingen
dc.subjectMOOCen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.titleMOOC para formação de professores de língua inglesa para ensino on-line em tempos de ensino remoto emergencialpt_BR
dc.title.alternativeMOOC for English language teachers' education for online teaching in tempos of emergency remote education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001151993pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples