Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDalcin, Andréiapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T04:46:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1518-8221pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250975pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute a visualidade e a concretude enquanto processos imbricados que permeiam historicamente o ensinar e o aprender matemática. São apresentadas quatro cenas com o intuito de explorar como tais conceitos estão presentes em diferentes tempos e espaços, potencializando o exercício da experimentação e da experiência no fazer matemática de alunos e professores. A primeira cena remete ao mundo grego suas ideias e percepções sobre o conhecimento. A segunda cena nos aproxima de Maria Montessori e dos materiais didáticos montessorianos. A terceira cena evidencia o Movimento da Matemática Moderna e as contribuições de Dienes para a compreensão das estruturas matemáticas. A quarta cena enfatiza a presença dos computadores e o impacto da geometria dinâmica e da realidade aumentada no tempo presente. Conclui-se fortalecendo a relevância da escola como espaço de experimentação e experiência.pt_BR
dc.description.abstractThe article discusses the visuality and the concreteness as imbricated processes that historically permeate the teaching and the learning of mathematics. Four scenes are presented in order to explore how such concepts are present in different times and spaces, enhancing the exercise of experimentation and experience in doing mathematics by students and teachers. The first scene refers to Greek World, its ideas and perceptions about the knowledge. The second scene brings us closer to Maria Montessori and Montessori didactic materials. he third scene evidences the Modern Mathematics Movement and the contributions of Dienes for the understanding of mathematical structures The fourth scene emphasizes the presence of computers and the impact of dynamic geometry and the augmented reality in the present time. We conclude by strengthening the relevance of school as a space of experimentation and experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação matemática em revista - RS. Vol. 2, n.22 (2021), p. 147-159pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVisualityen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDidactic materialsen
dc.subjectHistory education mathematicsen
dc.subjectExperience mathematicsen
dc.titleVisualidade, concretude, matemática : do desenho na areia à realidade aumentadapt_BR
dc.title.alternativeVisuality, concreteness, mathematics : from drawing in the sand to augmented realityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001152721pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples