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dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorAlbrecht, Christian Freirept_BR
dc.date.accessioned2010-08-19T04:18:33Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25155pt_BR
dc.description.abstractO churrasco gaúcho, para muitos, poderia ser caracterizado apenas como “carne assada sobre brasas”. Todavia, diversos achados dão conta de que, na verdade, este prato típico é constituído por diversos outros elementos e símbolos, que o tornam uma atividade repleta de significados especiais. Desta forma, esta dissertação, através da óptica da experiência de consumo, objetiva explorar, de forma qualitativa, os elementos e dimensões que compõem a experiência de consumo do churrasco para os habitantes da cidade de Porto Alegre. Recomendada por diversos autores para ocasiões nas quais estão presentes aspectos experienciais, a Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET) é aqui utilizada como inspiração para a confecção dos roteiros utilizados nas entrevistas em profundidade para a coleta de dados. Uma vez que o alimento objeto deste estudo pode ser degustado em uma ampla gama de ambientes e situações, é adotado aqui, tão somente, aquele churrasco consumido em casa ou na casa de amigos e/ou familiares, excluindo, portanto, locais de churrascos em churrascarias, restaurantes e quaisquer estabelecimentos comerciais. Os resultados obtidos apontam as principais características desta experiência de consumo, relativas aos seus contextos, estímulos sensoriais, processos cognitivos, respostas afetivas, atividades e avaliações, além de metáforas que os participantes apresentaram, mesmo que inconscientemente, através das imagens que trouxeram para as entrevistas. Dentre as principais características da experiência, ressaltam-se a importância da presença de amigos, a capacidade de aproximar o consumidor da tradição e cultura gaúchas, e o sentimento de alegria propiciado por ela.pt_BR
dc.description.abstractRio Grande do Sul‟s barbecue, for most, could be characterized just as “meat toasted over cinder”. However, many findings point that, in truth, this typical meal is composed by many other elements and symbols, that make it an activity filled with special meanings. That said, this dissertation, through the experiential consumption optic, intends to explore, in a qualitative approach, the elements and dimensions that compose the barbecue‟s consumption experience for the habitants of the city of Porto Alegre. Recommended by many authors for occasions in which experiential aspects are present, the Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET) is here used as an inspiration for the elaboration of the depth-interviews scripts used in the gathering of data. Once the food object for this study can be tasted in many different fashions, only the situations where the barbecue is consumed at home or by friend‟s or family are here adopted, excluding, therefore, barbecue places such as “churrascarias”, restaurants and any other commercial establishments. The obtained results point the main characteristics for this consumption experience, concerning its contexts, sensorial stimuli, cognitive processes, affective answers, activities and evaluation, besides metaphors elucidated by the interviewees, even unconsciously, through the images they brought to the interviews. Among the experience‟s properties, stand out the importance of friends presence, the hability to bring the consumer near to the local tradition and culture, and the sensation of joy propitiated by it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectBarbecueen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sul's cultureen
dc.subjectChurrascopt_BR
dc.subjectConsumption experienceen
dc.subjectCultura gaúchapt_BR
dc.subjectPETen
dc.subjectRio Grande do Sul's traditionen
dc.subjectRio Grande do Sul's barbecueen
dc.subjectZMETen
dc.titleAlém da carne assada sobre brasas : os elementos da experiência de consumo do churrascopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000750883pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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