Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGregório, José Ribeiro
dc.contributor.authorFernandes, Rochele da Silva
dc.contributor.otherGarske, Cristian Severo
dc.contributor.otherBarbosa, Doris Torchia
dc.contributor.otherFigueiredo, Gabriel Machado
dc.contributor.otherSantos, Leonardo Chaves dos
dc.contributor.otherPerry, Gabriela Trindade
dc.contributor.otherSantos, Marlise Bock
dc.date.accessioned2022-11-18T13:50:34Z
dc.date.available2022-11-18T13:50:34Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251635
dc.description.abstractMuitos alunos do Ensino Médio apresentam baixo desempenho nos conceitos de Estequiometria. Este desempenho também desencadeia um baixo rendimento na disciplina de Química e, consequentemente, baixo rendimento no curso, levando alguns alunos à evasão escolar. Foi proposto o desenvolvimento de um jogo didático do tipo quiz, para auxiliar o ensino de Estequiometria e minimizar as causas do baixo desempenho dos alunos neste conteúdo. O jogo didático, denominado EsteQuiz, foi desenvolvido para plataformas Android, com auxílio do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância da Universidade Federal do Rio grande do Sul – NAPEAD/UFRGS, permitindo que os alunos façam uso em seus dispositivos móveis em qualquer lugar, não restrito ao uso em sala de aula. Com o progresso no jogo, o jogador obtém parcelas de um mapa conceitual de Estequiometria, que o auxilia no seu avanço no próprio jogo, como também nos estudos posteriores. O mapa conceitual foi elaborado para relacionar os principais conceitos de Estequiometria e apresentar um algoritmo de resolução de problemas estequiométricos para guiar o aluno na elaboração do pensamento lógico.pt
dc.format.mimetypeapplication/zip
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Código de financiamento 001pt_BR
dc.rightsRestricted Access (by -nc-nd)pt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.titleEstequizpt_BR
dc.typeRecurso educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Médiopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Graduaçãopt_BR
dc.description.installationRemarksAPLICATIVO/JOGO: Estes arquivos devem ser importados dentro da Unity. Tenha cuidado com a versão do projeto, pois pode haver incompatibilidades. Para visualizar o projeto do recurso educacional, produzido em Unity 5, clique em https://unity3d.com/get-unity/download/archive e baixe a Unity 2019.2.0f1. O projeto pode ser aberto em Windows 7 ou versões superiores e os requisitos de sistema vistos no site oficial da Unity, no seguinte link: https://unity3d.com/unity/whats-new/2019.2.0. Com o projeto aberto, uma build do jogo pode ser gerada da seguinte forma: localize File>Build Settings, selecione a plataforma desejada e clique em "Build". Para instalar o recurso, que roda somente em smartphone ou tablet Android, abra a Google Play Store e procure pelo nome Estequiz ou acesse https://play.google.com/store/apps/details?id=com.NAPEAD.Estequiz&hl=pt_BR&gl=US. PDF: Estes arquivos não podem ser editados, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web.pt_BR
dc.description.learningTypeAplicativopt_BR
dc.description.learningTypeJogopt_BR
dc.description.usageEste jogo pode ser utilizado como suporte às aulas de Estequiometria, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior. O conteúdo é componente curricular em ambos. Não é necessário ter conexão à internet durante a sua utilização.pt_BR
dc.description.versionVersão 2.5pt_BR
dc.type.interactivityLevelMédiopt_BR


Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples