Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.contributor.authorMacalos, Carolina Lacerdapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T04:46:24Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251786pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores/as de Geografia. O Programa, como política pública federal, possibilita a costura de trajetórias de professores/as, em diferentes etapas de formação, fortalecendo a integração entre os espaços formais de formação: a universidade e a escola. Percebendo a tecitura entre as relações e experiências oportunizadas pelo Programa, o método (auto)biográfico e a abordagem qualitativa direcionaram a pesquisa. Além disso, a trajetória da pesquisa foi estruturada em três momentos distintos: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Dessa forma, inicialmente buscamos autores/as que abordassem a formação docente e a formação de professores/as de Geografia. Juntamente buscamos em teses, dissertações e literaturas específicas informações a respeito do PIBID. Como meio de contribuir ao levantamento bibliográfico, foram analisadas as leis e editais referentes a proposta e a execução do Programa à nível nacional, perpassando a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Subprojeto Geografia, caracterizando a pesquisa documental. A pesquisa de campo foi dividida em dois momentos: a observação participante e as entrevistas narrativas. A participação dos/as bolsistas no PIBID, no Edital de 2020 do Subprojeto Geografia UFRGS, no Colégio Estadual Protásio Alves (CPA) foi observada ao longo das reuniões de equipe e das reuniões do grupo que atuava no Colégio. Paralelamente, foram realizadas e analisadas as entrevistas narrativas com bolsistas, participantes do Edital 2020, com professores/as ex-supervisores/as do Programa e com um professor ex-coordenador, identificando os impactos do PIBID na formação de cada um/a. A participação no Programa proporciona experiências que impactam positivamente no percurso formativo dos/as professores/as, englobando aspectos como a relação entre a universidade e a escola, entre a construção de um espaço íntimo formativo, tecendo relações com o contexto social que estamos inseridos/as. As potencialidades do PIBID são desenvolvidas ao repensar a formação de professores/as de forma crítica e reflexiva, colaborativa e cooperativa, ao mesmo tempo em que, reinventa a prática docente, oxigenando o espaço escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to understand the impacts of the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation (PIBID) in the training of geography teachers. The program as a federal public policy makes it possible to stitch together the trajectories of teachers, in different stages of training, strengthening the integration between the formal training spaces: the university and the school. Realizing the weaving between the relationships and experiences provided by the Program, the (auto)biographical method and the qualitative approach guided the research. In addition, the research trajectory was structured in three distinct moments: bibliographic research, documental research, and field research. In this way, we initially looked for authors who approached teacher training and the training of geography teachers. Along which we searched for information about PIBID in thesis, dissertations and specific literature. As a means of contributing to the bibliographic survey, the laws and public notices referring to the proposal and execution of the Program at the national level were analyzed, covering the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the geography subproject, characterizing the documentary research. The field research was divided into two moments: participant observation and narrative interviews. The participation of fellows in PIBID, in the 2020 notice of the subproject Geography UFRGS, in the CPA, was observed throughout the team meetings and the meetings of the group that worked at the College. At the same time, narrative interviews were carried out and analyzed with fellows participants of the 2020 Notice, with former supervisors of the Program, and with a former coordinator professors, we identified the impacts of PIBID on the training of each one. Participation in the Program provides experiences that impact positively the training path of teachers, encompassing aspects such as the relationship between the university and the school, the construction of intimate training space, and weaving relationships with the social context in which we are inserted. The potential of PIBID is developed by rethinking teacher training in a critical and reflective, collaborative and cooperative way, while reinventing teaching practice, oxygenating the school space.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAcademic geographyen
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectSchool geographyen
dc.subjectUniversity and schoolen
dc.titleA Professora que queriam que eu fosse e a professora que escolhi ser : o Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID) na trajetória formativa de professores/as de Geografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001153643pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples