Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorWeber, Dorcas Janicept_BR
dc.contributor.authorBackhaus, Meg Huanapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T04:52:43Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251945pt_BR
dc.description.abstractO trabalho teve por objetivo explorar como o uso das tecnologias digitais, em especial os jogos, e sua contribuição para o processo de aprendizagem. Primeiro foi realizado um estudo sobre o uso da tecnologia em processos de ensino, no qual destaquei a necessidade dos professores se capacitarem para lidar com nativos digitais. Além disso, foram apontadas questões sobre como os professores podem lançar mão do lúdico, associados com a tecnologia, para estimular o aprendizado e a imaginação criadora das crianças. Jogos podem possibilitar criação de narrativas e simulação de profissões. Ainda, foram listadas algumas condições para que jogos contribuam com a aprendizagem, como a necessidade de serem projetados especificamente para o ensino, e o cuidado do professor em utilizá-los conectados ao planejamento pedagógico. Por fim, são apresentados três jogos que podem ser utilizados para aprendizagem no contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe work aimed to explore how the use of digital technologies, especially games, and its contribution to the learning process. First, a study was carried out on the use of technology in teaching processes, in which I highlighted the need for teachers to be trained to deal with digital natives. In addition, questions were raised about how teachers can make use of the ludic, associated with technology, to stimulate children's learning and creative imagination. Games can make it possible to create narratives and simulate professions. Still, some conditions were listed for games to contribute to learning, such as the need to be designed specifically for teaching, and the teacher's care in using them connected to pedagogical planning. Finally, three games are presented that can be used for learning in the school context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnologies in educationen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPlayfulnessen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectDigital gamesen
dc.titleJogos pedagógicos digitais no contexto da educação escolar : potencialidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154100pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem