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dc.contributor.advisorGarcía, Daniel Sergio Prestapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rafael Augusto dapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-07T04:52:06Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252394pt_BR
dc.description.abstractInvestir em segurança para salvar vidas é uma ação alinhada às premissas estipuladas pela resolução nº 2/2009 da Organização das Nações Unidas. É de extrema importância que sejam disponibilizadas melhorias e meios adequados para que ocorra uma redução no índice de acidentalidade, de acordo com características geométricas e topográficas da região, sendo assim, um dispositivo a ser instalado é a área de escape. Com base nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo realizar um balanço técnico e ambiental apresentando a eficiência de uma área de escape, analisando procedimentos como definição de critérios, geometria, materiais, operação e conservação. Foi realizado um estudo de viabilidade para implantação do dispositivo, analisando os possíveis locais para a instalação, concatenando informações referentes ao índice de acidentes, velocidades atingidas ao longo do declive, assim como velocidades de tombamento, escorregamento e operacional, classificando as curvas presentes em toda a extensão da rodovia. Durante a análise, verificou-se que o principal problema encontrado no estudo de caso da ERS-431 é a divergência da norma quanto as velocidades ao realizar o projeto executivo, sendo necessária uma correção geométrica. No entanto, pesquisas futuras devem considerar possíveis soluções técnicas de engenharia alternativas e, sempre que possível e necessário, compará-las.pt_BR
dc.description.abstractInvesting in security to save lives is an action aligned with the premises stipulated by United Nations Resolution No. 2/2009. Improvements and adequate means must be made available so that there is a reduction in the accident rate, according to the geometric and topographic characteristics of the region, therefore, a device to be installed is the escape area. Based on this context, this work aimed to conduct a technical and environmental balance by presenting the efficiency of an escape area located on the study case of the ERS-431, analyzing procedures such as the definition of criteria, geometry, materials, operation, and conservation. A feasibility study was conducted to implement the device, analyzing the possible locations for the installation, concatenating information regarding the accident rate, speeds reached along the slope, as well as tipping, slipping, and operational speeds, thus classifying the curves present throughout the extension of the highway. During the analysis, it was found that the main 8 problem found in the ERS-431 is the divergence of the norm regarding the speeds when carrying out the executive project, requiring a geometric correction. However, future research should consider possible alternative engineering technical solutions and, whenever possible and necessary, compare them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectERS-431en
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectEscape areaen
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectSafetyen
dc.subjectHighwaysen
dc.subjectTrafficen
dc.titleEstudo de eficiência das áreas de escape e seu impacto na queda da acidentalidade relacionada a transporte de cargas pesadas : estudo de caso ERS-431pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154415pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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