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dc.contributor.advisorPerondi, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Rafael Ribaspt_BR
dc.date.accessioned2022-12-07T04:52:13Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252404pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo analisar a atuação educativa dos agentes socioeducadores em unidades de privação de liberdade, a partir de uma pesquisa bibliográfica. Como conceitos teóricos para subsidiar a análise, foi utilizado o conceito de Prática Pedagógica (FRANCO, 2016) e de Pedagogia da Presença (COSTA, 1991). As medidas socioeducativas são as medidas aplicadas aos adolescentes que cometem ato infracional, sendo as medidas de privação de liberdade direcionadas aos atos infracionais considerados de maior gravidade. Os agentes socioeducadores são os profissionais da equipe socioeducativa que atuam diretamente com os adolescentes, sendo responsáveis pelos procedimentos de segurança, como também por práticas educativas. O levantamento das produções foi realizado na plataforma da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, resultando em dezesseis trabalhos encontrados que centralizaram suas pesquisas nos agentes socioeducadores. A partir da leitura destes trabalhos, foram criadas sete categorias para subsidiar a análise dos dados coletados. São elas: O Ingresso no Sistema Socioeducativo; Qualificação Profissional; Relações de Gênero; Divisão do Trabalho; Percepções do Agente Socioeducador; A Unidade e As Práticas Educativas. A pesquisa constatou que o ambiente da unidade de internação e as dinâmicas de trabalho privilegiam os aspectos de segurança do agente em detrimento das práticas educativas. Neste cenário, o agente percebe a si mesmo como agente de segurança e não identifica suas práticas educativas. Contudo, essas práticas educativas existem por iniciativas próprias dos agentes em criarem vínculos afetivos e próximos com os adolescentes, enxergando-os para além do ato infracional. A pesquisa conclui que estas práticas educativas são concentradas em representações familiares e na interiorização de habilidades de civilidade. Ressalta-se, ainda, a necessidade de se produzir estudos sobre agentes socioeducadores e suas práticas profissionais, além da demanda que estes profissionais têm para serem ouvidos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA atuação educativa e pedagógica dos agentes socioeducadores : pesquisa bibliográfica na socioeducaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001155769pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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