Show simple item record

dc.contributor.advisorBordas, Merion Campospt_BR
dc.contributor.authorDornelles, Leni Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T04:52:17Zpt_BR
dc.date.issued1991pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252891pt_BR
dc.description.abstractEste estudo é a resposta concreta de um posicionamento e de uma pratica que afirma que a educação pré-escolar pode ser transformadora, de modo a constituir-se a criança em um agente da construção do seu próprio conhecimento. O prometo desenvolveu-se numa escola de periferia de Porto Alegre. pertencente à rede estadual de educação no ano de 1989. Caracteri-za-se como um estudo de natureza qualitativa que objetivo ampliar o conhecimento sobre a situação cognitiva e autonomia da criança na faixa de cinco a seis anos. Com base na Teoria Construtivista de Jean Piaget, buscou-se aprofundar estudos que permitissem maior fundamentação 'quanto ao processo de produção do conhecimento pela criança da classe trabalhadora e as relações entre esse conhecimento e o desenvolvimento da autonomia da criança. Tendo a psicoqênese da lecto-escrita de Emilia Ferreiro como respaldo teórico, utilizaram-se ao longo da investigação provas que informariam sobre o nível de aprendizagem da lecto-escrita. A análise e avaliação ricas mesmas tiveram julgamento aproximado da realidade observada. Dentro das condeções naturais da criança. O prometo apresentou à escola uma proposta de intervenção que mudaria a prática metodológica convencional por outra que teria como base a reflexão enfie teoria e pratica que seria desenvolvendo com a participação das crianças. Tal concepção e prática curricular buscam ser coerentes com as reais necessidades das crianças de classes populares. Esta prática permitiu-nos produzir coletivamente o conllecimento educacional com vi-smas ã autonomia cognitiva e moral da criança. A sistematização curricular guiou o agir pedagógico cotidiano da sala de aula permitindo que professor e aluno crescessem em seus saberes. Por fim, com a intenção de mostrar esta caminhada, são narradas histórias vividas na escola da vila na certeza de que este relato irá sensibilizar outros professores da pré-escola na busca de uma forma de trabalho mais democrático e competente para com as crianças de classes populares.pt_BR
dc.description.abstractThis statement curve is abotut the position and the practice that say that tule kindergartferi education can be transformerr if can to do the childreen as a construction's agent of their own knowledge. Thls project was developed a as public school located in the peryphery of Porto Alegre in 1989. The study was characterized by a qualitative study. The objetive was to enlarge the knowledge about the cognitions and autonomy of childreen between 5 and 6 year old. We seer Jean Piaget's theories to deepen the study of the production's process of knowledqe for worring class children and the relationships between tais knowledge and autonomy development by childreen. We used beyond Jean Piaget an other theoretical reference that are Emilia Ferreiro's theories about t.he psychogenetic perspective. During the investigation, we usei the tese that could inquire about the levei. The projetc offered to the school and intervention i.n its proposal where we could chance the convencional practice methods for others that has a reflection between theory and practice, and will be developed with childreen's participation. This conception and curricular practice will be coherent with the trufa necessity of the working class childreen. The praxes allowed to produce collectively the educacional knowLedge, havinq in the mind the autonomy and the moral of the children. The curricular systematizati on went by the pedagogy action on the daily's class, it allowed in the teacher and childreen to grei up in their knowledge. Finaly, we use trufa stories of the village in tais experience and wehope will sensibiLize kindergarten's teachers to do more democratic work with the worring class childreen.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectProfessor Autonomiapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectClasse popularpt_BR
dc.titleLecto-escrita e autonomia na pré-escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000086933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1991pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record