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dc.contributor.advisorSilva Triviños, Augusto Nibaldopt_BR
dc.contributor.authorMartini, Jussara Guept_BR
dc.date.accessioned2022-12-31T05:06:54Zpt_BR
dc.date.issued1992pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253317pt_BR
dc.description.abstractNessa problema de pesquisa abordou a prática das professores da disciplina de Ciências Físicas e Biológicas em relação à educação em saúde. Preocupado nos em estudar o modo como estes prafessares desenvolvem os conteúdos que se referem a educação em saúde nas turmas de quinta (5ª) a sétima (7ª) séries das escolas Estaduais de primeiro grau completo do Município de São Leapoldo. De acordo com a situação problemática que nos preocupava, propomos como obietivos, estabelecer as características do desenvolvimento dos conteúdos de educação em saúde nos níveis assinalados e o tipo de formação académica recebida nestes aspectos, pelos professores de ciências em sua formação acadêmica. Também nos preocupamos em observar como as alunas recebiam essas aulas de educação em saúde e se estas aulas teriam possibilidade de modificar o comportamento das alunas em relação aos cuidados com o corpo. O processo de coleta dos Dados incluiu a seleção de uma amostra através das técnicas aleatória, aglomerada e estratificada, que resultou em um número total de doze turmas de 5ª a 7ª séries do 1º grau, distribuídas em três escolas do Município de São Leopoldo. Utilizamos como instrumentos para a obtenção dos dados a observação e a entrevista semiestruturadas e a análise documental e a análise e a interpretação dos resultados foi realizada com base nos objetivos da pesquisa, na teoria que orienta o estudo, na revisão da literatura, nas informações obtidas através dos instrumentos empregados na coleta de dados, apoiando-se, ainda, na experiência pessoal e profissional da pesquisadora. O estudo realizado permitiu-nos atingir os seguintes resultados fundamentais: - os professores das turmas de 5ª a 7ª série que acompanhamos desenvolvem os conteúdos referentes à educação em saúde dentre dos princípios biologicistas, com uma prática metodológica que utiliza predominantemente a exposição oral e o ditado dos conhecimentos relacionados com a saúde de seus alunos. - o curso universitário de Ciências - Habilitação Biologia - Licenciatura Plena, realizado pelos professores, não abordou em nenhuma disciplina específica a educação em saúde. - os alunos recebem os conteúdos ditados pelo professor adaptados do livro didático sem relacianá-los com as suas vivências cotidianas no processo saúde/doença. Não evidenciamas nos alunos a compreensão do processo de educação em saúde mas sim, uma preocupação em "memorizar" o que era ensinado em sala de aula. Recomendamos, frente a estes resultados, uma efetiva interrelaçaa entre educação e saúde enquanto práticas sociais. A inclusão nas escalas de 1º e 2º graus e, onde houverem, nos cursos de Magistério e nos de Graduação em Ciências Biomédicas e nas Licenciaturas da disciplina Educação em Saúde, tendo como conteúdo a discussão, a análise e a avaliação do perfil epidemiológico considerando, dentre outras, a realidade assinalada no Anexo 7 da sua região e a construção de propostas de solução. Outra medida primacial é a capacitação dos professores que atuam nas escolas, bem como uma maior cooperação entre os profissionais da saúde e da educação como mecanismos que possibilitem a construção, no espaço escolar, de um processo de educação popular em saúde.pt_BR
dc.description.abstractOur research problem focussed on the classroom practice of teachers of Physical and Biological Sciences in relation to health educaticon. We studied how these teachers develop health education content in the 5th, 6th and 7th grades in the state elementary schools of São Leopoldo, Rio Grande do Sul. According to our research problem, we aimed at establishing the characteristicso content development in the area of health education at elementary school level and of the academia background of these science teachers. We here concerned with observing the way students talk in these health education lessons and with verifying whether these lessons could modify students' attitudes toward taking care of their own body. Data collection included sample selection through random, accumulative and stratified techniques, which resulted in a total of twelve classes os 5th, 6th and 7th grades, distributed into three state elementary schools, in São Leopoldo. We used observation, semi-structured interviews and documental analysis as instruments for data collection. The analysis and interpretation of results were based on the proposed objectives, on the underlying theoretical framework, on the information obtained through the data collecting instruments, and also on the personal and professional experience of the researcher. This study has led us to the fallowing fundamental result 6: -The observed 5th, 6th and 7th grade teachers developed health education contents according to principles set by Biology and with a methodological practice emphasizing lectures and dictation of content items linked to the students' own health. -Science graduates with a major in Biology (Licenciatura Plena) had never dealt with health education in their college curriculum. -5th, 6th and 7th graders got access to health education contents either trough dictatian by the teacher or through copying materials from textbooks, without establishing any relationship to their real life experientes with health/illness. We have not verified in these students a concern for an understanding of the health education process, although the concern for memorizing what had been "taught" in the classroom was evident. In view of these findings, we recommend an effective interrelationship between education and health as social practices. The discipline Health Education should be included in the elementary and secondary school curriculo, in "Magistério" courses, in college courses of biomedical sciences and "Licenciatura", having in their curriculo the discussion, analysis and the evolution of the epidemiological profile (considering, among other things, the reality presented in Annex 7) of their geosocial area and the construction of proposals for solving health problems. Another crucial attitude has to do with the capacitation of teachers as well as with the cooperation between professionals in the fields of health and education, as mechanisms for promoting the construction of a popular education process in schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectPrograma de saúdept_BR
dc.subjectProfessor : Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro graupt_BR
dc.titleA formação do professor de ciências e os programas de saúde de 5ª a 7ª séries do 1º graupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000091556pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1992pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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