Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFischer, Maria Cecilia Buenopt_BR
dc.contributor.authorBitencourt, Sthefânia Portopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-06T05:01:30Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253461pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho realizou-se uma reflexão sobre a avaliação da aprendizagem em Matemática. A pesquisa, de abordagem metodológica qualitativa, teve os dados obtidos através de entrevistas com alunas, ex-alunos e professores de um mesmo colégio público. Os principais referenciais teóricos que embasaram a pesquisa foram a Avaliação Mediadora, de Hoffmann, e Educação Matemática Realística (EMR), de Pedrochi Junior. Após as análises das entrevistas, foi compreendida a necessidade de debate com educadores, educandos e demais envolvidos, sobre a avaliação, considerando algumas contradições percebidas entre o que desejam para avaliação e como de fato ela está sendo praticada. Nesta pesquisa obteve-se dados sobre métodos de estudo, de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Apesar dos nove entrevistados serem distintos, suas respostas convergiram para resultados semelhantes e estes mostram que mudanças se fazem necessárias. Afinal, estudar por memorização, o objetivo ser obter notas altas e estudar apenas para passar, parece, aos entrevistados, não ser algo que contribua para a aprendizagem. Além disso, o uso de provas tradicionais e classificatórias parece ser limitado demais para contemplar o processo de aprendizagem dos estudantes. Estes e outros pontos são abordados ao longo do trabalho. Objetiva-se, com este estudo, ser uma possibilidade de reflexão sobre o assunto avaliação, ainda tão necessária no campo da educação, em particular, da educação matemática.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, a reflection was made on learning evaluation in Mathematics. The research, with a qualitative methodological approach, had the data obtained through interviews with students, ex-students and teachers of the same public school. The main theoretical references that supported the research were the Avaliação Mediadora, by Hoffmann, and Educação Matemática Realística (EMR), by Pedrochi Junior. After analyzing the interviews, the need for debate with educators, students and others involved was understood about evaluation, considering some perceived contradictions between what they want for evaluation and how it is actually being practiced. In this research, data on study, teaching, learning and evaluation methods were obtained. Despite the nine interviewees being different, their answers converged to similar results and these show that changes are necessary. After all, studying by memorization, the objective being to get high grades and studying just to pass, seems, to the interviewees, not to be something that contributes to learning. Furthermore, the use of traditional and classification tests seems to be too limited to contemplate the students' learning process. These and other points are addressed throughout the work. The objective of this study is to be a possibility of reflection on the subject of evaluation, still so necessary in the field of education, in particular, mathematics education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectProvapt_BR
dc.subjectTesten
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.titleUma reflexão sobre a avaliação da aprendizagem em matemática : O que dizem alunas, ex-alunos e professores?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001159351pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples