Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMutz, Andresa Silva da Costapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Viviana Bettanin dospt_BR
dc.date.accessioned2023-01-13T05:04:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253656pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, cuja intenção foi aprofundar as narrativas sobre dificuldades de aprendizagem na Revista Nova Escola, partindo do pressuposto de que as pessoas são educadas em instituições formais de ensino, mas também por meio da cultura. Por essa razão, estabeleceu-se como problema de pesquisa a seguinte questão: quais lições sobre como agir com alunos com dificuldades de aprendizagem a Revista Nova Escola ensina aos leitores? Trata-se de uma série de reportagens caracterizadas por ensinar os professores e leitores da revista a lidar com situações do aprendizado de cada aluno perante suas dificuldades. Foram selecionadas dez reportagens sobre dificuldades de aprendizagem para serem analisadas no site da Revista Nova Escola. A pesquisa se caracteriza como de caráter exploratório e qualitativo. Os resultados mapeados indicam o protagonismo do professor diante de casos nos quais estudantes apresentam dificuldades para aprender. A Nova Escola atua como uma Pedagogia Cultural e ensina a seus leitores essa importante lição. Amparada em Viviane Castro Camozzatto, Marisa Vorraber Costa, Paula Deporte de Andrade e Dóris Anita Freire Costa, evidenciam-se os efeitos das lições aprendidas culturalmente sobre as relações de ensino e de aprendizagem, uma vez que elas minimizam ou silenciam os demais envolvidos no processo e igualmente responsáveis pelo sucesso dos estudantes como o Estado, por exemplo, que deveria garantir condições de inclusão para tais estudantes e recursos para os docentes qualificarem a mediação que realizam em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis research stems from the construction of the Pedagogy Course Completion Work, whose intention was to deepen the narratives about learning difficulties in Nova Escola Magazine, based on the assumption that people are educated in formal educational institutions, but also through culture. Because of this reason, the research problem is: what lessons about how to act with the disabled students are taught to the readers by the Nova Escola Magazine? It is about a series of reports characterized by teaching the teacher and the magazine’s reading how to deal with learning situations of each student, according to their own difficulties It was selected ten reports about difficulties in learning so as to be analyzed in the magazine’s website. The research is characterized as an exploratory and quantitative one. The mapped results point out the teachers’ protagonism in case students show difficulty to learn. The magazine acts like a Cultural Pedagogy and teaches its readers this important lesson. Supported in Viviane Castro Camizzatto, Marisa Vorraber Costa, Paula Deporte e André e Doris Anita Ferreira Costa, it’s evident the effects learned by the culture learning relations, once they minimize or silence the other engaged in the process and also are responsible for the students success as the State, for example, which should guarantee inclusion conditions to the students who need it and all sources to improve our performance in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural pedagogyen
dc.subjectNova Escola (Revista)pt_BR
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.subjectNova Escola Magazineen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectDifficulties in learningen
dc.titleLições sobre dificuldade de aprendizagem na Revista Nova Escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001159787pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples