Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorKaminski, Shana Machadopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-18T05:02:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253842pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre atividades de incentivo à leitura e a criação de um ser leitor, abordando os principais agentes de iniciação à leitura e tendo enfoque na biblioteca escolar. No referencial teórico abordam-se os temas de mediação e benefícios da leitura, assim como o papel do bibliotecário como mediador. O objetivo foi descobrir como as atividades de incentivo à leitura vêm sendo trabalhadas nas bibliotecas escolares da rede pública de Porto Alegre. A metodologia aplicada foi qualitativa, de caráter descritivo-exploratório. Foi realizado um estudo de caso em três bibliotecas, por meio de entrevista presencial semi estruturada, com áudio gravado e transcritas posteriormente para análise. Concluiu se que, de forma positiva, os bibliotecários presentes nas bibliotecas escolares estudadas reconhecem a importância do incentivo à leitura dentro da comunidade escolar, realizam o trabalho em equipe com o professor como essencial para a mediação, assim como concordam unanimemente sobre a importância da família na criação de um ser leitor.pt_BR
dc.description.abstractThis paper conducts a study about activities to encourage reading and the creation of a reader being, addressing the main agents of initiation of reading and focusing on the school library. The theoretical framework addresses the themes of mediation and benefits of reading, as well as the role of the librarian as a mediator. The objective was to find out how activities to encourage reading have been worked out in school libraries of the public school system of Porto Alegre. The methodology applied was qualitative, of a descriptive-exploratory nature. A case study was carried out in three libraries, by means of face-to-face semi-structured interviews, with audio recording and later transcription for analysis. It was concluded that, in a positive way, the librarians present in the school libraries studied recognize the importance of encouraging reading within the school community, bring up teamwork with the teacher as essential for mediation, as well as unanimously agree on the importance of the family in the creation of a reading being.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReading mediationen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectLibrarian mediatoren
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectReading incentiveen
dc.titleAtividades de incentivo à leitura na biblioteca escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157479pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples