Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAguiar, Weslei Oki dept_BR
dc.contributor.authorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T05:02:58Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254344pt_BR
dc.description.abstractAs atuais políticas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), disponibilizadas pelo Estado brasileiro, por meio de legislações e programas direcionados à área educacional, em especial ao ensino superior, têm representado uma evolução na atenção às PcD. Essas ações visam ampliar a participação das PcD na sociedade por meio da educação como instrumento para proporcionar desenvolvimento, trazendo autonomia em atividades sociais. Observa-se a proposta de Educação Aberta e a Distância (EAD) como possibilidade catalizadora do acesso à educação superior, assim, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) apresenta-se como oportunidade às PcD. A promoção do acesso ao ensino superior, foi verificada quanto a aplicação das orientações legais e pedagógicas no estabelecimento de uma educação inclusiva, investigando os projetos pedagógicos dos cursos nacionais ofertados pela UAB quanto as suas adequações para auxílio das PcD. Pode-se verificar com isto o distanciamento entre as propostas legais e pedagógicas e o ofertado na UAB.pt_BR
dc.description.abstractThe current policies of Accessibility for People with Disabilities (The current accessibility policies for People with Disabilities (PwD), made available by the Brazilian State, through legislation and programs aimed at the educational area, especially higher education, have represented an evolution in the attention to PwD. These actions aim to expand the participation of PwD in society through education as an instrument to provide development, bringing autonomy in social activities. The Open and Distance Education (EAD) proposal is observed as a catalyst for access to higher education, thus, the Open University System of Brazil (UAB) presents itself as an opportunity for PwD. The promotion of access to higher education was verified regarding the application of legal and pedagogical guidelines in the establishment of an inclusive education, investigating the pedagogical projects of the national courses offered by the UAB regarding their adequacy to help PwD. It is possible to verify with this the distance between the legal and pedagogical proposals and what is offered at UAB.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 25, n. 1 (2022), p. 11-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOpen University of Brazilen
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPolítica de educação superiorpt_BR
dc.subjectSensory disabilityen
dc.titleAcesso ao ensino superior pelas pessoas com deficiência : análise de projetos pedagógicos de cursos EADpt_BR
dc.title.alternativeAccess to higher education for people with disabilities : analysis of pedagogical projects for distance learning coursesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001158525pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples