Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Priscila Zavadilpt_BR
dc.contributor.authorSelau, Luiza Grazziotinpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T03:21:47Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254765pt_BR
dc.description.abstractO presente capítulo discorre sobre o ensino do design no Brasil e em Portugal. Como base, além do referencial consultado e da pesquisa realizada, o capítulo conta com as experiências de imersão das autoras nos contextos de ensino nos dois países. A revisão de literatura apresenta uma reflexão a respeito do processo de design, tendo como foco o processo criativo, estabelecendo relações e ressaltando a sua importância no ensino de projetos em design. Realizou-se uma pesquisa com professores brasileiros e portugueses, possibilitando uma análise e comparação que mostra os métodos e técnicas mais utilizados, preocupações, observações e reflexões a respeito do processo criativo no ensino de projetos de design nos dois países. Portanto, este estudo mostra a relevância, as semelhanças e as diferenças do processo criativo no projeto de design em dois contextos de ensino. Conclui-se que, apesar de algumas diferenças, em ambos os contextos alguns dos fatores mais críticos para o processo criativo projetual são a capacidade de flexibilidade na geração de ideias, o uso adequado de estímulos externos como fontes de inspiração, a comunicação, a adoção de métodos intuitivos e o repertório do projetista.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 5. Porto Alegre : Marcavisual, 2023. p. 150-165pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEnsino de Designpt_BR
dc.titleCriatividade no ensino projetual de design : abordagens docente no Brasil e em Portugalpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001162334pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples