Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarcello, Fabiana de Amorimpt_BR
dc.contributor.authorPeterson, Paula Soarespt_BR
dc.date.accessioned2023-02-24T03:21:11Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254966pt_BR
dc.description.abstractA avaliação em larga escala International Early Learning Study (IELS) [Estudo Internacional de Aprendizagem Precoce e Bem-Estar Infantil] é um estudo avaliativo proposto pela Organization for Economic Cooperation and Development (OCDE) que classifica crianças de 4,5 a 5,5 anos na Educação Infantil. O IELS propõe-se gerar dados comparativos para apresentar quais sistemas educacionais – desta etapa da educação básica – estão tendo melhor desempenho entre os países participantes. Diante disso, é percebido que seus produtos elaboram tabelas classificatórias, utilizadas para “medir” o que é efetivo ou não nas práticas educacionais, resultando na globalização da educação fora de um contexto cultural. Nessa conjuntura, o estudo buscou analisar por meio da metapesquisa as discussões emergentes sobre o IELS. Compõem o corpus desta pesquisa um conjunto de treze artigos extraídos das três revistas com maior fator de impacto (FI) na área da Educação e que têm a educação infantil ou a educação da criança pequena/primeira infância como vetores centrais de debate. Os treze artigos analisados apontaram que a relação do IELS com o neoliberalismo viabiliza a descontextualização de países, culturas, famílias e crianças, além de reduzir práticas políticas à práticas técnicas. Esse estudo concluiu, a partir dos artigos analisados, que se deve realizar uma avaliação da Educação Infantil, mas que seja feita com coerência, sensibilidade e pesquisa, pois propor um estudo como o IELS, para exercer essa função, é impróprio para a promoção de uma educação de qualidade.pt_BR
dc.description.abstractThe large-scale evaluation International Early Learning Study (IELS) is an evaluative study proposed by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) that classifies children aged 4.5 to 5.5 years in Early Childhood Education. The IELS proposes to generate comparative data to show which educational systems - from this stage of basic education - are performing better among the participating countries. In view of this, it is perceived that its products elaborate classification tables, used to “measure” what is effective or not in educational practices, resulting in the globalization of education outside a cultural context. In this context, the study sought to analyze emerging discussions about the IELS through meta-research. The thirteen articles analyzed indicated that the relationship between the IELS and neoliberalism enables the decontextualization of countries, cultures, families and children, in addition to reducing political practices to technical practices. This study concluded, based on the analyzed articles, that an evaluation of Early Childhood Education should be carried out, but that it should be done with coherence, sensitivity and research, since proposing a study such as the IELS, to exercise this function, is inappropriate for the promotion of quality education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectIELSen
dc.subjectMetaresearchen
dc.titleSobre medir o que não é mensurável : avaliação na educação infantil e o caso do International Early Learning and Child Well Being Study (IELS)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001161172pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples