Show simple item record

dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorLinhares, Natashapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-25T03:26:49Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255081pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar a visão de colaboradores com deficiência, lotados na sede da organização Alfa no estado do Rio Grande do Sul, em relação a possibilidades de desenvolvimento e inclusão dentro da organização. Ao realizar uma busca por materiais bibliográficos o estudo foi contemplado a partir da realização de uma análise quantitativa com os dados numéricos e informações pessoais como escolaridade, idade, nível de cargo e deficiência do colaborador. Após o mapeamento em questão, o estudo teve continuidade por meio de entrevistas semiestruturadas no formato online com diferentes funcionários da Alfa, onde o objetivo foi de receber as diferentes percepções sendo positivas ou negativas sobre as possibilidades de desenvolvimento de acordo com o acesso aos materiais e conteúdos disponibilizados em uma plataforma de ensino interno. Constatou-se que os colaboradores percebem que possuem visibilidade na empresa, além de manifestarem satisfação no tratamento igualitário a partir das ações realizadas internamente e externamente. No entanto, ficou evidenciado que, apesar de já terem muitas ações inclusivas e disponibilizarem materiais e equipamentos de acordo com a necessidade do colaborador, há um longo caminho para a busca de acesso igualitário a conteúdos e treinamentos digitais e físicos.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to understand and analyze the vision of employees with disabilities, drawn at the headquarters of the Alfa organization in the state of Rio Grande do Sul, in relation to the possibilities of development and inclusion of the organization. When carrying out a study by bibliographic materials and contemplated from the realization of an individualized analysis with numerical data, such as education, load level and employee disability. After the development of access to the medium of studies with different online resources, where the study was proposed for the development of changes or changes on the possibilities of materials with different content agreements made available on an internal teaching platform. It was found that employees perceive that they have visibility in the company, in addition to obtaining satisfaction in the equal treatment from the actions carried out internally and externally. However, it was evident that, despite already having different materials and available, even according to the need of the employee, there is a long way to search for access to daily and visible content and training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectLabor inclusionen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectDeveloping peopleen
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAssistive technologiesen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectDisabled peopleen
dc.titleEducação corporativa inclusiva : um estudo sobre possibilidades de desenvolvimento para pessoas com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001161171pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record