Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorColla, Rodrigo Ávilapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Cristina Rosélia Feijópt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T03:22:31Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255097pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo entender como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças da educação infantil e também contribuir com os estudos sobre a ludicidade. Foi realizado numa escola municipal da zona sul de Porto Alegre, na pré-escola, com crianças pequenas de 5 e 6 anos, baseando-se em interpretações de experiências, compreendendo motivações, atitudes e ideias sobre a relevância dos jogos e brincadeiras. A natureza da pesquisa foi exploratória e qualitativa, com objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema. Participei como estagiária da turma JB2 e observei 20 alunos, entrevistei professores, um profissional de apoio e a supervisora da escola para analisar a ludicidade como facilitador no processo de socialização, comunicação e construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos da educação infantil desta escola. Foi uma observação participante e com entrevistas semiestruturadas, flexíveis, de forma que o diálogo se tornou mais natural, além da pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica. Analisei a importância do lúdico no contexto em que as crianças estavam inseridas e percebi que os jogos e brincadeiras auxiliavam nos seus desenvolvimentos e aprendizagens, na curiosidade, na criatividade, na imaginação e fantasia dos alunos. Também verifiquei que os profissionais entrevistados concordam que a ludicidade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, tornando assim as aulas mais interessantes e divertidas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to understand how plays and games help in the development of children in kindergarten, in addition to contribute to studies on playfulness. It was focused on preschool, with small children aged 5 and 6 years old from a municipal school in the south of Porto Alegre, based on interpretations of experiences and understanding of motivations, attitudes, and ideas about the relevance of plays and games. The nature of the research was exploratory and qualitative to provide greater familiarity with the problem. As an intern in the JB2 class, I observed 20 students and interviewed teachers, the support professional, and the school supervisor to analyze playfulness as a facilitator in the process of socialization, communication, construction of knowledge, and learning of early childhood education students at this school. It was a participant observation and semi-structured, flexible interviews, so that the dialogue became more natural, in addition to bibliographical, documental, and electronic research. I analyzed the importance of the ludic in the context in which the children were inserted and I realized that the plays and games helped in their development and learning, in the curiosity, creativity, imagination, and fantasy of the students. I also found that the professionals interviewed agree that playfulness is fundamental in the teaching and learning process, thus making classes more interesting and fun.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPlayfulnessen
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectPlays and gamesen
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectImagination and fantasyen
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectFantasiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleLudicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001162979pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples