Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRüdiger, Franciscopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T03:30:39Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0101-2657pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255233pt_BR
dc.description.abstractA comunicação tornou-se campo de estudo acadêmico cuja reflexão sobre a própria história vincula-se à narrativa em que despontam suas origens norteamericanas. O presente estudo trabalha com a hipótese de que este relato precisa ser revisto e, doravante, passar a ser tratado como mito acadêmico. De fato, seus supostos apareceram antes, no espaço cultural alemão, onde já na década de 1920 se operava com atitude científica disciplinar sobre o assunto, empregandose o termo Publizistikwissenschaft (ciência do publicismo ou publicística). O texto relata as origens, formação e declínio deste projeto acadêmico-disciplinar, até meados dos anos 1970.pt_BR
dc.description.abstractCommunication has become an academic field whose reflection about its own history has connected itself to a narrative in which its American origins are highlighted. This paper contests this account and suggests it must be seen as an academic myth. We argue here that Germans have launched the project to create an autonomous science of communication under the label of Publizistikwissenschaft already in the 1920’s. The article approaches the origins, growth and decline of this project in the middle 1970’s.en
dc.description.abstractLa comunicación se ha convertido en campo académico cuya historia se ha conectado con una narrativa en la cual despuntan sus raíces estadounidenses. El texto contesta este relato. La idea defendida acá es la de que fueran los alemanes que han propuesto por la primera vez el entendimiento científico de la comunicación. El artículo relata las origines, formación e decadencia del proyecto, partiendo de años 1920 hasta llegar a los 1970.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofComunicação & sociedade. São Bernardo do Campo, SP. Vol. 33, n. 57 (jan./jun. 2012), p. 103-130pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublicisticsen
dc.subjectTeoria da comunicaçãopt_BR
dc.subjectCommunication Science in Germanyen
dc.subjectHistory of communication thoughten
dc.subjectPublicísticaes
dc.subjectCiencia de la Comunicación en Alemaniaes
dc.subjectHistoria de las ideas comunicacionaleses
dc.titleA trajetória da publicística como proposta criadora de uma ciência da comunicação autônoma nos países de língua alemãpt_BR
dc.title.alternativePublicistics’ trajectory as a creative proposal for an autonomous communication science in German-speaking countries en
dc.title.alternativeLa trayectoria de la publicística como propuesta creadora de una ciencia de la comunicación autónoma en los países de habla alemana es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000892809pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples