Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNaujorks, Jane da Costapt_BR
dc.contributor.authorDal Farra, Rossana de Souza Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2023-03-04T03:27:25Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255317pt_BR
dc.description.abstractO trabalho, aqui desenvolvido, trata sobre minha experiência como professora em formação no contexto do curso de Letras licenciatura - Português e Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tanto, discorro sobre a relação universidade-escola, mais especificamente sobre o papel social da universidade e os aspectos históricos e pedagógicos da formação de professores no Brasil, investigando a relação desses aspectos. Além disso, realizo uma análise qualitativa documental do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRGS (PDI), do Projeto Político Pedagógico Institucional de formação de professores nos cursos de licenciatura da UFRGS (PPP), do Projeto Pedagógico do Curso de Letras (PPC) e da matriz curricular do curso e habilitação cursados. Com o objetivo de explorar a influência desses documentos institucionais na experiência de graduação na licenciatura, justifico a escolha do tema como aprofundamento e reflexão da experiência universitária vivida, a qual converge com minha participação em grupo de pesquisa sobre Educação Superior. Ademais, relato essas experiências, e concluo que os parâmetros institucionais refletem muito da história da formação de professores, apresentando tanto fragilidades quanto potências. Por fim, ressalto a importância da formação ético-política para professores ao reconhecer seu papel crucial em minha prática docente e cidadã.pt_BR
dc.description.abstractThe paper here developed is about my experience as a teacher in training process in the Licenciate Degree in Languages and Literature of Portuguese and English from, Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) context. For this purpose, I write about the relation between University and School, more specifically about University’s social role as well as the historical and pedagogical aspects of teachers training in Brazil, finding out how they work altogether. Furthermore, I hold a qualitative documental analysis of the UFRGS Institutional Development Plan (IDP), the Institutional Political-Pedagogical Project for teacher training in UFRGS’ licentiate degrees, the Language and Literature’s Pedagogical Project and the course’s curriculum. With the objective of exploring the influence of these institutional documents in the licentiate degree experience, I justify the choosing of this theme as a deepening and reflection of the ungraduated experience lived by me, which merges my participation in a higher education research group. In addition, I report these experiences and get in the conclusion that the institutional guidelines are influenced by teacher training’s history when presenting both strengths and flaws. Lastly, I highlight the political and ethical development importance for teacher, as I recognize its crucial role in my teaching and citizenship participation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectExperiência docentept_BR
dc.subjectGraduation experienceen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleDe letrista a educadora : formação como professora na licenciatura em letras da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163539pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples