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dc.contributor.advisorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.contributor.authorSchuch, Pietro de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-18T03:30:43Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255856pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso busca identificar se o marketing de relacionamento tem influência no processo de fidelização de clientes na empresa Ondas do Sul. O objetivo central do trabalho é abordar e analisar sobre o tema do marketing de relacionamento, bem como a influência desse tipo de marketing na fidelização de clientes, na empresa estudada. Propõe-se, assim, descrever a importância do marketing de relacionamento e fidelização de clientes, quais são as práticas dos assuntos na Ondas do Sul e como eles se relacionam. Para alcançar tais objetivos, foi necessária a realização de um estudo exploratório de cunho qualitativo. Esse estudo contou, inicialmente, com uma pesquisa documental dos assuntos teóricos introduzidos e, após, uma pesquisa exploratória descritiva, tendo as informações e dados obtidos através de uma entrevista virtual com o gestor da empresa. O resultado da pesquisa básica de cunho qualitativo, desenvolvida, foi apresentado por meio de texto descritivo. A análise dos resultados, identificou que o marketing de relacionamento tem influência positiva na fidelização de clientes, no que diz respeito à aproximação dos clientes à marca, percepção de valor, experiência de compra e autoridade da marca, resultando em clientes fiéis e possíveis stakeholders. Tendo em vista os benefícios identificados, conclui-se que os objetivos propostos no estudo foram atingidos, produzindo conhecimento científico e sugerindo novas possibilidades de estudo.pt_BR
dc.description.abstractThe current completion course work seeks identify whether relationship marketing has influence in customer loyalty process. The main objective of this work is to broach and analyse relationship marketing, as well as the influence of this marketing type on customer loyalty, in the studied company. Is it proposed to described relationship marketing and customer loyalty, what are the subject practices at Ondas do Sul and how it relates. To achieve these objectives, it was necessary the realization of an exploratory study with qualitative nature. This study had, initially, a documentary research of the theoretical subjects introduced and, after that, a exploratory research, having the information and data obtained through a virtual interview with the company manager. The result of the basic qualitative research, developed, was presented through a descriptive text. The result analysis identify that relationship marketing has a positive influence on customer loyalty, concerning the customer aproximation to the brand, value perception, shopping experience and brend autority, resulting in loyal clientes and possible stakeholders. In view of the identified benefits, it’s conclued that the proposed objectives in that study were achieved, producing scientific knowledge and sugesting new study possibilities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectPercepção do consumidorpt_BR
dc.titleA influência do marketing de relacionamento no processo de fidelização de clientes na marca Ondas do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001161177pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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