Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrindade, Vera Maria Treispt_BR
dc.contributor.authorSchuster, Náthali Severopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-18T03:31:03Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255882pt_BR
dc.description.abstractA educação em ciências para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de tomar decisões e compreender o impacto da ciência e da tecnologia nos meios sociais e naturais tem seu início na primeira etapa da educação básica: a Educação Infantil (EI). Em busca de uma educação que efetivamente cumpra com esse papel, a abordagem de ensino de ciências por investigação é uma ferramenta capaz de corroborar com a alfabetização científica dos alunos. Tendo em vista que a escolarização formal de crianças pequenas e a adoção do ensino por investigação são realidades recentes no cenário do Brasil, os objetivos desta dissertação foram expandir o conhecimento a respeito do ensino de ciências por investigação na EI, documentar como esse ensino vem sendo abordado e entender qual a relação das(os) educadoras(es) com essa tarefa. Para atingir esses objetivos, em primeiro momento foi feita uma pesquisa bibliográfica da literatura disponível dentro do tema. Foram conduzidas duas rodadas de busca nas bases de dados Google Scholar, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e uma busca por publicações nos periódicos Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). Os critérios de busca foram trabalhos publicados no período de 2015 a 2020, em língua portuguesa e/ou no Brasil. Em seguida, conduzimos uma pesquisa de campo com educadoras(es) das 42 escolas de EI da rede municipal de ensino de Porto Alegre através de um questionário digital semi-estruturado. Esse questionário teve como objetivo caracterizar a percepção de ciência das(os) educadoras(es) e como ela se relaciona com o ensino de ciências para as crianças de 3 a 6 anos. Na pesquisa bibliográfica foram encontrados 12 trabalhos, dos quais oito discutem intervenções pedagógicas e quatro são de cunho teórico. Dos que tratam de intervenções, seis abordam a aplicação de sequências didáticas, um trabalha com a perspectiva do ensino por atividades investigativas amplas e um aborda o ensino por investigação gerado pelo trabalho com experimentos. Documentos como o RCNEI e as DCNEI são usados para justificar e embasar as temáticas de ciências da natureza e o ensino por investigação. A teoria sócio-construtivista da Escola de Vygotsky é o principal referencial explorado quando se trata do desenvolvimento do pensamento e aprendizado infantil. Quanto ao questionário, obtivemos um total de 28 respondentes, e os textos gerados a partir das respostas abertas foram analisados pela Análise Textual Discursiva. As educadoras demonstraram ter visões de ciências inclinadas ao pós-positivismo construtivista, mas essas visões são permeadas por percepções da ciência tradicional. Ademais, suas práticas pedagógicas se alinham aos princípios do ensino investigativo. O que pudemos observar com a pesquisa bibliográfica e de campo é que os princípios teóricos que guiam a EI se encontram em processo de consolidação na sala de aula, havendo ainda grande descompasso entre as propostas de ensino e o dia-a-dia de professoras(es) e crianças.pt_BR
dc.description.abstractScience teaching to raise critical and conscious citizens that are able to make decisions and understand the impact of science and technology in social and natural environments begins in Early Childhood Education. In the search for an education that actually works towards this goal, teaching by inquiry is a way to build students' scientific literacy. As formal education of very young children and teaching as inquiry are both recent in Brazil's scenario, this dissertation had as goals to expand knowledge on science teaching based on inquiry for Early Childhood Education, to document how it has been happening and the role educators have in its fulfillment. To achieve these goals, we conducted a bibliographic research in two rounds of search in the following databases: Google Scholar, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). We also searched for papers in three scientific journals: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) and in the annals of Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). Search criteria were established as the years between 2015 and 2020, in Portuguese or published in Brazil. Next we organized a data survey semi-structured questionnaire that targeted educators from 42 municipal schools of Porto Alegre. Our goal was to characterize educators' perceptions of science and how they relate with science teaching for children aged from 3 to 6. In the literature review we included 12 papers, of which 8 discussed pedagogical interventions and four were theoretical. From the ones involving practices, six were about teaching sequences, one discussed broad investigative activities and the last one considered teaching as inquiry by experiments. National curriculum and reference documents were used to justify and anchor natural science and inquiry teaching. Vygotsky's sociocultural theory was the main theoretical background when discussing the development of infant thinking and learning. As for the questionnaire we had a total of 28 respondents, and the texts obtained from their free responses were analyzed using Análise Textual Discursiva. Educators demonstrated post-positivist and constructivist views of science, but these views were permeated by traditional views as well. Moreover, their pedagogical practices are aligned with investigative teaching. What we were able to observe with the bibliographical and field investigations was that the theoretical principles guiding early childhood education are still being established within the classroom and this causes a divergence between teaching principles and the daily interactions of teachers and children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectTeaching by inquiryen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleEnsino de Ciências por investigação na educação infantil : pesquisa bibliográfica e percepções de educadoras em relação à Ciência e o ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLima, Ana Paula Santos dept_BR
dc.identifier.nrb001164052pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples