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dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorMengue, Gustavo Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-18T03:31:39Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255929pt_BR
dc.description.abstractO Grupo Anga&Din4mo é uma holding que detém quatro empresas distintas e que apresentam um crescimento considerável nos últimos anos. Apesar disso, graças ao perfil empreendedor de todos que fizeram parte da história das empresas nos últimos anos, o Grupo não priorizou a criação de estruturas básicas de gestão, principalmente de gestão de pessoas, escolhendo por um modelo alternativo de gerir negócios. Consequentemente, hoje o Grupo enfrenta as dificuldades relacionadas ao desenvolvimento de talentos, atração e retenção de membros e optou por começar o processo de estruturação de uma gestão por competências. Dessa forma, este estudo se propôs a mapear as competências referentes ao recém-formado time de Operações Anga&Din4mo, uma equipe multidisciplinar que seria responsável pela gestão de toda a holding. Na etapa de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com os seis membros que compõem esse time com um roteiro semiestruturado, a partir dos objetivos específicos traçados para a pesquisa. Buscou-se mapear as atividades e responsabilidades desses membros, assim como os conhecimentos, habilidades e atitudes que eram requeridos para execução dos seus trabalhos, além dos aspectos que influenciavam no desenvolvimento dentro da empresa. A partir disso, foram analisadas as seis categorias das atividades executadas por esses membros e, posteriormente, utilizou-se o modelo de competências de Cheetham e Chivers para analisar os conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas desses membros, assim como seus contextos de trabalho, de forma que fosse possível estabelecer as competências necessárias para o círculo de operações. Foi possível mapear as metacompetências (análise de dados, autogerenciamento e resolução de problemas), requeridas a todos os membros e necessárias para o desenvolvimento das demais competências, assim como as cognitivas, funcionais, comportamentais e éticas referentes as frentes de gestão de pessoas, financeiro e tecnologia. Por fim, o estudo também analisou os aspectos que influenciam positivamente e negativamente o desenvolvimento de pessoas dentro do Grupo e, junto das competências mapeadas, elaborou planos de treinamentos sobre cada uma das metacompetências mapeadas.pt_BR
dc.description.abstractThe Anga&Din4mo Group is a holding company that owns four different companies that have shown considerable growth in recent years. Despite this, thanks to the entrepreneurial profile of everyone who has been part of the company's history in recent years, the Group did not prioritize the creation of basic management structures, especially people management, choosing an alternative model of managing business. Consequently, today, the Group faces difficulties related to the development of talents, attraction and retention of members and chose to start the process of structuring a management by competences. In this way, the study aimed to map the competencies related to the recently formed Anga&Din4mo Operations team, a multidisciplinary team that would be responsible for managing the entire holding company. In the data collection stage, in-depth interviews were carried out with the six members that make up this team with a semi-structured script based on the specific objectives outlined for the research. We sought to map the activities and responsibilities of these members, as well as the knowledge, skills and attitudes that were required to perform their jobs, in addition to the aspects that influenced development within the company. From this, the six categories of activities performed by these members were analyzed and, later, the Cheetham and Chivers competency model was used to analyze the knowledge, skills and attitudes required of these members, as well as their work contexts, so that it was possible to determine the necessary competences for the operations circle. It was possible to map the meta-competencies (data analysis, self-management and problem solving), required of all members and necessary for the development of other competences, as well as the cognitive, functional, behavioral and ethical ones referring to the fronts of people management, finance and technology. Finally, the study also analyzed the aspects that positively and negatively influence the development of people within the Group and, together with the mapped competencies, prepared training plans on each of the mapped meta-competencies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectCompetency mappingen
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectCompetency managementen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectCheetham and Chiversen
dc.subjectTreinamento profissionalpt_BR
dc.titleO mapeamento e o desenvolvimento de competências na Holding Anga&din4mopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001160387pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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