Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFischer, Nilton Buenopt_BR
dc.contributor.authorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:24:28Zpt_BR
dc.date.issued1988pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256157pt_BR
dc.description.abstractO estudo abordado o processo de socialização da criança na pré-escola na perspectiva da relação dialética estrutura social- estrutura individual. Trata-se de um estudo de caso segundo a metodologia da pesquisa-ação. Busca revelar, internamente a um prometo em execução, as contradições e superações necessárias de uma sociedade capitalista onde a pré-escola expressa a dualidade de sistemas de oferta e acesso por classe social. Situado na classe media, procura a vinculação da educação à sociedade, unificando a crítica social a uma nova pratica pedagógica e coloca a discussão da práxis pré-escolar construída entre os participantes do processo. A aproximação teórica e feita na perspectiva das teorias críticas de ordem marxista que foram combinadas com a releitura da teoria da Análise Transacional para a abordagem de natureza psicológica do indivíduo em formação (a criança). A explicitação de uma experiência existente e o seu aprofundamento teórico busca elucidar caminhos concretos do socialismo em processo e devir histórico e dialético no concreto de uma escola e sua equipe, de seus alunos e seus pais e seu contexto social numa caminhada coletiva de superação das contradições individuais e de impacto social que se constitui em práxis constante de transformação.pt_BR
dc.description.abstractThe present study broaches the socializing process of the child in pre-school in the perspective of the dialetic relation social structure - individual structure. It is a study of a case according to the research-action methodology. It intends to reveal, inside a project in process, the incoherences and the necessary overcomes of a capitalist society where pre-school has the two-fold character of supply and access through social class. Placed in the middle class, it searches for a linking between education and society, gathering the social criticism to a new pedagogic experience and it brings the buit pre-school praxis into discussion among the members of the process. The theoretical approach is made in the perspective of marxist critical theories which were combined with a re-reading of the Transactional Analysis to the approach of the psychologic nature of the developing individual (the child). The clear exposition of an existent experiment and its theoretical profoud study is an attempt to make clear the concret ways of the socialism in process and the historical and dialetic series of transformations in a real situation of a school and its staff, its children and their parents in the social context in a social way of overcoming the individual incoherences and of social Impact 'which consists a constant praxis changing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleAutonomia e cooperação : práxis transformadora na pré-escola : um estudo de caso na escolinha Floquinho Quentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000009612pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1988pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples