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dc.contributor.advisorRasche, Vânia Maria Moreirapt_BR
dc.contributor.authorCestari, Maria Luizapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:24:53Zpt_BR
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256190pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo consistiu na análise de condutas espontâneas evidenciadas por crianças ao representar graficamente melodias e no estabelecimento de relações entre essas condutas e o desenvolvimento cognitivo. A investigação foi realizada com 36 sujeitos de 5-10 anos, distribuídos igualmente por faixa etária, de ambos os sexos, frequentando Jardim de Infância e 1 Grau de uma escola pública de Porto Alegre - RS, tendo sido estabelecido como critério de escolha somente o fato de não haverem recebido educação musical anterior. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de cinco provas piagetianas (conservação de substância, peso e volume, ordem linear e cíclica e correspondência serial), a execução de um trabalho gráfico a partir de trechos melódicos executados em flauta doce (contralto) e,como dado adicional,um interrogatório sobre referências espontâneas alusivas às propriedades do som. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Da primeira análise constaram: a) a classificação em estágios do desenvolvimento cognitivo, a partir dos resultados das provas piagetianas; b) a caracterização de padrões de condutas gráficas (correspondência som/grafia e construção do símbolo musical) na representação dos motivos melódicos; c) a constatação de referências espontânea sobre as propriedades do som (altura, duração, intensidade e timbre). A analise quantitativa possibilitou averiguar as correlações existentes entre os estágios do desenvolvimento cognitivo e os tipos de condutas gráficas manifestadas, além da correlação entre a faixa etária e a média dos pontos obtidos em cada prova, Para este propósito, utilizou-se o coeficiente de correlação Rho de Spearman. Os resultados obtidos evidenciaram, em relação às provas piagetianas, um processo evolutivo, verificando-se, entretanto, nas crianças da presente amostra, a aquisição de noções mais tardiamente do que nas estudadas por Piaget. Quanto à representação gráfica da melodia, observou-se a existência de regularidades nas grafias, o que permitiu caracterizar condutas típicas tanto em relação à correspondência som/grafia como à construção do símbolo. Constatou-se também um certo paralelismo entre a aquisição de algumas noções de natureza cognitiva (conservação de substância e correspondência serial) e a representação gráfica de melodia no que se refere a um de seus aspectos, a correspondência som/grafia ,assim como a tendência dos sujeitos em perceber e verbalizar algumas propriedades do som com maior incidência do que outras (1o intensidade, 2o timbre, 3o altura e 4o duração). Estas constatações permitem levantar a hipótese da existência de uma certa relação entre as noções de correspondência observadas nas estruturas cognitivas de natureza lógico-matemáticas e musicais.pt_BR
dc.description.abstractThe present study comprises the analysis of spontaneous behavior shown by children when asked to represent melodies graphically, and the setting upof relations between that behavior and cognitive development. The research involved 36 children, 18 boys and 18 girls, ages between 5 and 10, equally distributed by age-groups, either in the kindergarten or in the elementary grades of a public school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Only those subjects who had not had any previous musical instruction were selected. Data were collected through the setting of five piagetians tests (conservation of mass, weight and volume, linear and cyclical order and serial correspondence) , the graphic representation of tunes played on an alto recorder, and as additional data, free questions asking for spontaneous responses on the properties of sound. Qualitative and quantitative analyses of data were made. The qualitative analysis involved: a) the classification of subjects into stages of cognitive development from the results on piagetian tests; b) the characterization of patterns of graphic behavior (the correspondence betwen sound and graphic representation, and the construction of the musical symbol) in the representation of melodies; c) the verification of spontaneous answers to the properties of sound (pitch, duration, intensity and timbre) . The quantitative analysis made it possible to determine the correlation between the stages of cognitive development and the patterns of graphic behavior, as well as a correlation between age-group and the averaqe of scores in each test. For this purpose, Spearman's correlation coefficient ,Rho, was used. The results obtained in the piagetian tests revealed a developmental process, although the chiIdren in the sample showed to acquire the notions later suggested by Piaqet. The graphic representation of melodies indicated a regular pattern,therefore, a typical behavior could be characterizes, both in the correspondence sound between and graphic representation, and in the construction of the musical symbol. Some parallelism was evident in the acquisition of some notions of cognitive nature (conservation of mass and serial correspondence)and in one of the aspects of graphic representation of melodies (the correspondence between sound and graphic representation) , as well as a tendency to perceive and describe some sound properties rmre often than others (1st. intensity, 2nd timbre, 3rd pitch, 4th duration). From this evidence a hypothesis can be put forward: there is some relationship between the notions of correspondence observed in logic-mathematical and musical cognitive structures.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectRepresentação gráficapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPsicogenéticapt_BR
dc.subjectEducacao musical : Ensino elementar : Representacao graficapt_BR
dc.titleA representação gráfica da melodia numa perspectiva psicogenéticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000151014pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1983pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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