Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAquino, Vanessa Barrozo Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorVargas, Aline Vargas dept_BR
dc.date.accessioned2023-03-25T03:31:27Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256315pt_BR
dc.description.abstractA presente Dissertação de Mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMusPa/UFRGS), vinculada à linha de pesquisa Museologia, Curadoria e Gestão, possui como objeto de análise o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), localizado em Porto Alegre (RS), mais especificamente, as ações educativo-culturais denominadas extramuros propostas na gestão de Luiz Inácio Franco Medeiros (1975-1979) em parceria com o então Departamento de Assuntos Culturais da Secretaria de Educação e Cultura (DAC/SEC). Locais como escolas, indústrias, hospitais, centros de reabilitação e de detenção receberam as atividades que visavam sensibilizar o olhar dos grupos selecionados através da aproximação e do contato com as obras de arte e com os artistas, de forma direta, em seu cenário cotidiano. Para alcançar os objetivos, a pesquisa se caracteriza como exploratória, sendo executada in loco, e se baseou na metodologia da análise documental de fontes primárias, orientada por referenciais teóricos do campo (LE GOFF, 1994; GILL, 2005; DE LUCA, 2008; SÁ-SILVA et al, 2009; CELLARD, 2012). Logo, a partir do levantamento documental, se compreende que desde seus primórdios o MARGS teve suas ações ligadas à educação, de forma que na gestão de Luiz Medeiros, as estratégias de atrair novos públicos transpuseram o que até então havia sido proposto na instituição: evidencia-se o papel do diretor enquanto sujeito possuidor de um status social e político que, de certa forma, facilitou a inserção do projeto nesses diferentes espaços. Da mesma maneira, conclui-se que as ações extramuros partiram de autocrítica dos profissionais: além do próprio Diretor, outro agente importante no contexto foi a jornalista e museóloga Teniza Spinelli, que, a partir da reflexão sobre o papel que possuía e o lugar que ocupava, contribuiu para ampliar a função do museu enquanto ferramenta para a inclusão cultural e social. O enquadramento de sua execução também se desvelou central para esse projeto, pois, valendo de um momento memorável na história da instituição - a chegada ao seu endereço definitivo - os agentes do MARGS vislumbraram a possibilidade de desfrutar da atenção social e da imprensa para desenvolver, junto ao Governo do Estado, uma oferta de expressivo alcance.pt_BR
dc.description.abstractThis Master's Dissertation linked to the Graduate Program in Museology and Heritage at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMusPa/UFRGS), linked to the line of research Museology, Curatorship and Management, has as object of analysis the Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), located in Porto Alegre (RS), more specifically, the educational-cultural actions called extramurals proposed in the management of Luiz Inácio Franco Medeiros (1975-1979) in partnership with the then Departamento de Assuntos Culturais da Secretaria de Educação e Cultura (DAC/SEC). Places such as schools, industries, hospitals, rehabilitation and detention centers received activities that aimed to sensitize the gaze of the selected groups through approximation and contact with works of art and with artists, directly, in their everyday setting. To achieve the objectives, the research is characterized as exploratory, being executed in loco, and was based on the methodology of document analysis of primary sources, guided by theoretical references of the field (LE GOFF, 1994; GILL, 2005; DE LUCA, 2008; SÁ-SILVA et al, 2009; CELLARD, 2012). Therefore, from the documentary survey, it is understood that since its beginnings MARGS had its actions linked to education, so that in Luiz Medeiros' management, the strategies of attracting new audiences transposed what until then had been proposed in the institution: evidences the role of the director as a subject possessing a social and political status that facilitated the insertion of the project in these different places. In the same way, it is concluded that the extramural actions started from the professionals' self-criticism: in addition to the Director himself, another important agent in the context was the journalist and museologist Teniza Spinelli, who, based on reflection on the role she had and the place she occupied, contributed to expand. The context of its execution was also central to this project, by taking advantage of a memorable moment in the institution's history - the arrival at its definitive address - the MARGS agents envisioned the possibility of enjoying social and press attention to develop, together with the Government, an offer of expressive reach.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectHistory of education in museumsen
dc.subjectAção educativapt_BR
dc.subjectEducational-cultural actionen
dc.subjectMuseu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS)pt_BR
dc.subjectExtramural actionsen
dc.subjectAudiencesen
dc.titleEntre públicos: um estudo sobre as ações educativo-culturais extramuros do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (1975 - 1979)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165171pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Museologia e Patrimôniopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples