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dc.contributor.advisorGomes, Paulo César Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorBritto, Alexsander Candido dept_BR
dc.date.accessioned2023-04-06T03:29:28Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256756pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga a obra e a trajetória do pintor decorativo Fernando Schlatter (1870 – 1949). De origem germânica, chegou ao Rio Grande do Sul em 1899, instalandose com sua família na Colônia de Ijuhy no interior do Estado. Após dois anos de trabalho na terra, apresentou-se como pintor para a comunidade e começou a receber encomendas, mudando-se para a capital Porto Alegre em 1901. Realizou obras importantes, como a pintura interna da Intendência Municipal, da Confeitaria Rocco e da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Participou da Exposição Estadual de 1901 e representou o Brasil na Exposição Universal de 1904, nos Estados Unidos, junto com outros artistas, entre outras realizações. Multifacetado, criou o Clube dos Haberer, hoje conhecido como SOGIPA, com o objetivo de manter tradições alemãs no Brasil. Por meio de documentos da época consultados em acervos públicos e privados, esta pesquisa procura reconstituir parte da trajetória do artista, destacando a importância da presença do colono europeu para o Brasil e assim, contribuir para a História da Arte no Rio Grande do Sul no entre-séculos XIX e XX.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates the work and trajectory of the decorative painter Fernando Schlatter (1870 – 1949). From Germanic origin, he arrived in Rio Grande do Sul in 1899, settling with his family in the Colony of Ijuhy in the interior of the state. After two years of working on the land, he presented himself as a painter to the community and began to receive commissions, moving to the capital Porto Alegre in 1901. He carried out important works such as the internal painting of the Municipal Intendency, Confeitaria Rocco, and the Public of the State of Rio Grande do Sul, participated in the State Exposition of 1901, and represented Brazil in the Universal Exposition of 1904, in the United States together with other artists, among other accomplishments. maintain German traditions in Brazil, known today as SOGIPA. Through documents of the time consulted in public and private collections, this research seeks to reconstitute part of the artist's trajectory, highlighting the importance of the presence of the European settler to Brazil, and thus contribute to the history of art in Rio Grande do Sul in the interim. nineteenth and twentieth centuries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImigrationen
dc.subjectSchlatter, Fernando, (1870–1849)pt_BR
dc.subjectDecorative artsen
dc.subjectBiblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectPublic Library of Rio Grande do Sulen
dc.subjectArte decorativapt_BR
dc.subjectArt in Rio Grande do Sulen
dc.subjectArte : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleO imigrante perfeito a atuação de Fernando Schlatter no Rio Grande do Sul (1870-1949)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001164112pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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