Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Henrique Carlos de Oliveira dept_BR
dc.contributor.authorGolambieski, Bibiana Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2023-04-07T03:25:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256783pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão do curso de Relações Internacionais buscou, de forma interdisciplinar que se aproxima da História da Arte, analisar o cenário europeu nos anos anteriores e posteriores à Primeira Guerra Mundial e, a partir deste, averiguar as vanguardas artísticas que inauguram a Arte Moderna, notadamente o Expressionismo Alemão. A fim de compreender as tendências sociais vigentes na República de Weimar e suas origens, utilizou-se o filme inaugural do Expressionismo no cinema, qual seja, O Gabinete do Dr. Caligari (1920), como testemunho da conjuntura, ao tomar os significados do enredo, das alterações neste e da narrativa do personagem principal como símbolos transpassados pelo ideário do século XX. Por meio deste estudo teórico e empírico realizado a partir de revisão bibliográfica, observou-se que o cinema é o produto cultural que possibilita maior compreensão das dinâmicas humanas, ao ser capaz, e com isso obrigado, a exibir todo o campo visível; que estas dinâmicas foram fortemente influenciadas pelos grandes acontecimentos do século XX, sobretudo na Alemanha, que foi palco de muitos destes; e, por fim, que Caligari pode ser interpretado como uma alegoria das diversas dicotomias na Alemanha pós-guerra, tornando visível a disposição de fatores que predispôs a ascensão nazista.pt_BR
dc.description.abstractThe present work of completion of the course of International Relations sought, in an interdisciplinary way that approaches the History of Art, to analyze the European scenario in the years before and after the First World War and from this, investigate the artistic avant-gardes that inaugurate Modern Art, notably the German Expressionism. In order to understand the current social trends in the Weimar Republic and its origins, the inaugural film of Expressionism in cinema was used, namely, The Cabinet of Dr. Caligari (1920), as a testimony to the conjuncture, when taking the meanings of the plot, of changes in this and the narrative of the main character as symbols transpired by the ideology of the twentieth century. Through this theoretical and empirical study carried out from literature review, it was observed that cinema is the cultural product that enables greater understanding of human dynamics, being able, and thus obliged, to display the entire visible field; that these dynamics were strongly influenced by the great events of the twentieth century, especially in Germany, which was the scene of many of these; and, finally, that Caligari can be interpreted as an allegory of the various dichotomies in German post-war, making visible the disposition of factors that predisposed the Nazi rise.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectGerman Expressionismen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCinemaen
dc.subjectAlemanhapt_BR
dc.subjectFirst world arten
dc.subjectModern arten
dc.subjectThe Cabinet of Dr. Caligarien
dc.titleA representação da Alemanha no entre-guerras pela ótica do cinema expressionista : os relatos em O Gabinete do Dr. Caligaript_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165422pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples