Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Fernanda Carvalho dept_BR
dc.contributor.authorBicca Junior, Ramiro Lopespt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T03:27:26Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257061pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a possibilidade de utilização de oito obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca Ruben Berta, em Porto Alegre, como ferramenta didático- pedagógica no ensino de história em escolas de ensinos fundamental e médio. A hipótese central desta pesquisa é que os oito retratos que formam o corpus da análise constituem um promissor ponto de partida para o estudo da história do Brasil entre o século XIX e meados do século XX, possibilitando reflexões e produção de conhecimento acerca do contexto político, cultural, econômico e social do período em questão. O estudo confirma a hipótese e, para além disso, defende a possibilidade de construção de projetos interdisciplinares entre história, literatura, música, arte e geografia a partir da integração museu-escola, de modo a contribuir para conscientização dos jovens sobre sua identidade sociocultural e para construção de sua cidadania.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the possibility of using eight works belonging to the collection of Pinacoteca Ruben Berta, in Porto Alegre, as a didactic-pedagogical tool in the teaching of history in elementary and high schools. The central hypothesis of this research is that the eight portraits that form the corpus of analysis constitute a promising starting point for the study of the history of Brazil between the 19th and the mid-20th century, allowing reflections and production of knowledge about the political context, cultural, economic and social of the period in question. The study confirms the hypothesis and, in addition, defends the possibility of building interdisciplinary projects between history, literature, music, art and geography from the museum-school integration, in order to contribute to the awareness of young people about their sociocultural identity and to build their citizenship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPinacoteca Ruben Bertapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectMuseum and schoolen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectArt and educationen
dc.subjectPinacoteca Ruben Berta. Acervo : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleRetratos no tempo: possibilidades de ensino de História a partir do acervo da Pinacoteca Ruben Bertapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001166573pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Museologia e Patrimôniopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples