Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, André Luiz dos Santospt_BR
dc.contributor.authorPontes, Bruna Tassiane dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T03:27:58Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257074pt_BR
dc.description.abstractAs mulheres lésbicas veem tendo sua existência invisibilizada ao longo da história, padrão que perpetua até hoje nas produções acadêmicas. Reflexo disto é a dificuldade em descrever a história do movimento lésbico, que no Brasil é caracterizado por momentos de rompimentos com grupos feministas e LGBTQIA+ mistos. Portanto, essa pesquisa se propõe a dar visibilidade as mulheres lésbicas, objetivando analisar as narrativas de discriminação e preconceito, vividos por mulheres lésbicas nas aulas de educação física. Uma vez que no período escolar as alunas com sexualidade dissonantes passaram por diferentes modos de socialização durante as aulas de educação física. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método qualitativo, tendo como instrumento teórico-metodológico entrevistas semiestruturadas, gravadas via zoom, posteriormente transcritas e analisadas. A partir das entrevistas duas categorias analíticas surgiram, “A habilidade técnica como fator relevante nos processos de in/exclusão de alunas lésbica” e “Ser e/ou parecer? Corpos lésbicos em quadra”. A forma que essas alunas vivenciaram as aulas de educação física foi analisada a partir das habilidades técnicas, corpo, gênero e sexualidade. Como resultado desta pesquisa surgem três possibilidades de vivenciar as aulas de educação física sendo mulher lésbica, que são o acolhimento, exclusão e sexualização. Os eixos que se interseccionam para se vivenciar de determinada forma as aulas são as habilidades técnicas e marcadores corporais (corpo gordo e representações clássicas de gênero, ou não).pt_BR
dc.description.abstractLesbian women have seen their existence made invisible throughout history, a pattern that continues up to this day in academic literature. One example is the struggle in describing the history of the lesbian movement, characterized by moments of rupture with mixed feminist and LGBTQIA+ groups in the Brazilian context. Therefore, this research proposes to give visibility to lesbian women, aiming to analyze discrimination and prejudice narratives experienced by lesbian women in physical education classes. Since the school period, students with dissonant sexuality went through different modes of socialization in physical education classes. The research used a qualitative approach. We applied semi-structured interviews, recorded via Zoom, later transcribed and analyzed. From the interviews, two analytical categories emerged, “Technical skill as a relevant factor in the processes of in/exclusion of lesbian students” and “To be and/or to look like? Lesbian bodies on the court”. Under the analysis, we looked into how these students experienced physical education classes based on technical skills, body, gender and sexuality. As a result, there might be three possibilities as a lesbian woman experiences physical education classes: acceptation, exclusion and sexualization. The axes that intersect the lesbian woman experience in the physical education class involve the technical skills and body markers (fat body and gender representations).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectLesbianismopt_BR
dc.subjectLesbiansen
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectTechnical abilitiesen
dc.titlePossibilidades de (in)existência lésbicas nas aulas de Educação Física : entre habilidades técnicas, expressões de gênero e formas corporaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001166277pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record