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dc.contributor.authorVizer, Eduardo Andréspt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Helenicept_BR
dc.date.accessioned2023-04-19T03:24:28Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1510-5091pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257164pt_BR
dc.description.abstractO conceito do zeitgeist no século XIX é definido como “espírito da época”. O romantismo e uma filosofia emergentes da história alemã. Representa a essência muito espiritual e conceitual (ou geist) de um tempo, lugar e povo específicos (Alemanha do final do século XVIII e início do século XIX) e também é o produto de um zeist (uma época). Propomos que o zeitgeist de nossos tempos se manifesta predominantemente nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nas redes sociais, na crescente digitalização da informação e na própria produção material, bem como nas práti-cas humanas cotidianas. Instituições, política e eco-nomia tendem a “mediar” no mundo virtual de telas onipresentes. Mundo governado pelos processos de digitalização (Economia da Informação e dos Sinais e economia cognitiva). Uma realidade fisicamente ba-seada em registros e telas, em dispositivos materiais cujo valor intrínseco não é encontrado em “objetos”, mas em processos, imagens e dados. Um mundo ima-terial de informações que condiciona todas as formas de realidade, governadas por algoritmos, interfaces, pixels, imagens etc. O “espírito do século XIX” e o ideal do zeitgeist do século XXI se materializaram em um universo de telas onipresentes.pt_BR
dc.description.abstractEl concepto decimonónico de zeitgeist se define como “espíritu de época”. Es un emergente del romanticismo y de la Filosofía de la Historia alemana. Representa la propia esencia (o la geist) espiritual y conceptual de una época, un lugar y un pueblo determinados (Alemania de fines del siglo XVIII y comienzos del XIX) y es también producto de un zeist (una época). Proponemos que la zeitgeist de nuestros tiemposse manifiesta preponderan-temente en las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC), en las redes sociales, la digitalización cre-ciente de la información y la propia producción material, así como las prácticas humanas cotidianas. Las institu-ciones, la política y la economía tienden a “mediatizarse” en el mundo virtual de pantallas omnipresentes. Mundo regido por los procesos de digitalización (la Economía de la Información y de signos y la economía cognitiva). Una realidad asentada físicamente en registros y en pantallas, en dispositivos materiales cuyo valor intrínseco no se ha-lla en “objetos” sino en procesos, imágenes y datos. Un mundo inmaterial de información que condiciona toda forma de realidad, rigiéndose por algoritmos, interfases, pixeles, imágenes, etc. El “espíritu decimonónico” e ideal del zeitgeist del siglo XXI se ha materializado en un uni-verso de pantallas omnipresentes.es
dc.description.abstractZeitgeist’s nineteenth-century concept is defined as “spirit of an era”. It emerged from romanticism and german Philosophy of History. It represents the spiri-tual and conceptual essence (or the geist) of a particular time, place and people (Germany of the late eighteenth and early nineteenth centuries) and is also the product of a zeist (an era). We propose that the zeitgeist of our times predominantly manifests itself through Informa-tion and Communication Technologies (ICT), social networks, the increasing digitalization of information and the material production itself, as well as everyday human practices mediatized by technologies. Social institutions themselves, politics and the physical econ-omy tend to “materialize” on the screens of a virtual world governed by the processes of digitalization (the Information Society emerging through the processes of the cognitive economy). A reality physically based on screens, on material devices whose intrinsic value is not found in “objects” but in processes, images and data. An inmaterial world of signs and information conditioning all forms of reality. A reality governed by algorithms, Artificial Intelligence, interfaces, pixels, images, etc. The idealist “nineteenth-century spirit” of the zeitgeist of the 21st century has materialized in a universe of ubiquitous screens.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.relation.ispartofInMediaciones de la Comunicación. Montevideo: Faculdade de Comunicação e Design, Universidade ORT Uruguay. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2019), p. 25-41pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectZeitgeistes
dc.subjectImaginarioses
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectPantallases
dc.subjectEconomia da culturapt_BR
dc.subjectEspíritu de épocaes
dc.subjectImaginariesen
dc.subjectScreensen
dc.subjectSpirit of an eraen
dc.titleLa mediatización del zeitgeist: imaginarios en pantallapt_BR
dc.title.alternativeThe midiatization of zeitgeist: imaginaries on the screenen
dc.title.alternativeA midiatização do zeitgeist: imaginários na telapt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001139822pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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