Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti
dc.contributor.author | Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Regina Antunes Teixeira dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T03:24:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1676-3939 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257196 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente artigo é identificar indícios de autonomia, bem como refletir sobre as tomadas de decisão e os impasses vivenciados durante o aprendizado e preparação da Sonata em Dó maior K. 271, de Domenico Scarlatti, por dois graduandos, no período anterior ao início das aulas de instrumento. Através da observação de sessões de prática, anotações na partitura e entrevistas, foram identificadas diferentes nuances de autonomia definidas pelas metas estabelecidas, organização e persistência no emprego de estratégias durante a prática. Impasses quanto à leitura e memorização, bem como dependência de fatores externos para a realização de escolhas interpretativas também foram observados. Implicações para a pedagogia do piano são discutidas | pt_BR |
dc.description.abstract | The present article aims to identify signs of autonomy as well as to reflect on the decision making and the challenges faced by two undergraduate piano students as they learned and prepared the Sonata in C major K. 271 by Domenico Scarlatti for their first piano lesson. By means of observation of practice sessions, markings on the score and interviews, different levels of autonomy were identified, particularly in terms of establishment of goals, organization and persistence in the implementation of practice strategies. Challenges were observed with regard to memorization and reading as well as dependence on external sources for interpretative choices. Implications for piano pedagogy are discussed | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Música Hodie. Goiânia. Vol. 22 (2022), p. 1-36 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Learner’s autonomy | en |
dc.subject | instrumental practice | en |
dc.subject | Estudante | pt_BR |
dc.subject | Prática instrumental | pt_BR |
dc.subject | Performance | en |
dc.subject | Performance (Música) | pt_BR |
dc.subject | Practice strategies | en |
dc.subject | Estratégias de estudo | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflections on the autonomy of undergraduate piano students in the early stages of preparation of D. Scarlatti’s Sonata K. 271 | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165951 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39166)Linguística, Letras e Artes (2661)