Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos Junior, Celso Luiz Barrufi dospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Regina Antunes Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2023-04-19T03:24:57Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1676-3939pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257196pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente artigo é identificar indícios de autonomia, bem como refletir sobre as tomadas de decisão e os impasses vivenciados durante o aprendizado e preparação da Sonata em Dó maior K. 271, de Domenico Scarlatti, por dois graduandos, no período anterior ao início das aulas de instrumento. Através da observação de sessões de prática, anotações na partitura e entrevistas, foram identificadas diferentes nuances de autonomia definidas pelas metas estabelecidas, organização e persistência no emprego de estratégias durante a prática. Impasses quanto à leitura e memorização, bem como dependência de fatores externos para a realização de escolhas interpretativas também foram observados. Implicações para a pedagogia do piano são discutidaspt_BR
dc.description.abstractThe present article aims to identify signs of autonomy as well as to reflect on the decision making and the challenges faced by two undergraduate piano students as they learned and prepared the Sonata in C major K. 271 by Domenico Scarlatti for their first piano lesson. By means of observation of practice sessions, markings on the score and interviews, different levels of autonomy were identified, particularly in terms of establishment of goals, organization and persistence in the implementation of practice strategies. Challenges were observed with regard to memorization and reading as well as dependence on external sources for interpretative choices. Implications for piano pedagogy are discusseden
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMúsica Hodie. Goiânia. Vol. 22 (2022), p. 1-36pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectLearner’s autonomyen
dc.subjectinstrumental practiceen
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectPrática instrumentalpt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectPerformance (Música)pt_BR
dc.subjectPractice strategiesen
dc.subjectEstratégias de estudopt_BR
dc.titleReflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlattipt_BR
dc.title.alternativeReflections on the autonomy of undergraduate piano students in the early stages of preparation of D. Scarlatti’s Sonata K. 271 en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001165951pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples