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dc.contributor.authorNunes, Mariana Backespt_BR
dc.contributor.authorSouza, Manuela da Silva Alencar dept_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-19T03:26:43Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257229pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a necessidade de criar possibilidades de se continuar as atividades pedagógicas no período pandêmico, foi instaurado o Ensino Remoto Emergencial (ERE), empregando as diferentes tecnologias digitais presentes hoje em nossa sociedade. A motivação deste estudo, portanto, é propor e analisar uma unidade didática, à luz de teorias que procuram explicar a aprendizagem em um contexto digital, no caso, os Letramentos da era digital (ROBIN, 2008) e o Conectivismo (DOWNES,2012), pensando em um contexto de ERE na disciplina de Língua Portuguesa. Tem se, assim, como pergunta de pesquisa: como é possível produzir uma proposta didática para a aula de Língua Portuguesa pautada nos Letramentos da era digital e no Conectivismo? A metodologia aplicada neste trabalho é de abordagem qualitativa interpretativista, com foco na análise de uma unidade didática a partir de critérios do Conectivismo (autonomia, diversidade, abertura e interatividade) e dos Letramentos da era digital (letramento digital, letramento global, letramento em tecnologia, letramento visual e letramento de informação). Logo, este artigo demonstra a importância de se analisar as práticas letradas realizadas durante o ERE de maneira a entender como as tecnologias digitais foram empregadas durante esse período considerando que a aprendizagem hoje também ocorre nessas tecnologias.pt_BR
dc.description.abstractThe pandemic time brought the need to create possibilities to continue pedagogical activities. The Emergency Remote Teaching (ERT) established the use of different digital technologies in our society today. The motivation of this study, therefore, is to propose and analyze a teaching proposal in the light of theories that seek to explain learning in a digital context, in this case, Digital Age Literacies (ROBIN, 2008) and Connectivism (DOWNES, 2012), thinking about an ERT context in the Portuguese Language subject. Thus, the research question is: How is it possible to produce a didactic proposal for the Portuguese language class based on Digital Age Literacies and Connectivism? The methodology applied in this work is based on an interpretative qualitative approach, analyzing a didactic unit based on criteria of connectivism (autonomy, diversity, openness, and interactivity) and and Digital Age Literacies (digital literacy, global literacy, technology literacy, visual literacy, and information). Therefore, this article demonstrates the importance of analyzing the literate practices carried out during the ERT to understand how digital technologies were used during that period, considering that learning today also occurs in these technologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEntrepalavras. Fortaleza, CE. Vol. 12, n. 3 (set./dez. 2022), p. 459-481pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPortuguese language learningen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectTeaching proposalen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectConnectivismen
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectDigital literaciesen
dc.subjectMultimodalityen
dc.titleLetramentos em ambiente digital à luz do Conectivismo : uma proposta didáticapt_BR
dc.title.alternativeLiteracy in a digital environment in the perspective of Connectivism : a teaching proposalen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001166471pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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