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dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Nicole Rebeca Cerbaropt_BR
dc.date.accessioned2023-04-20T03:21:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257296pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação, situada na Linha de Pesquisa dos Estudos Sobre Infâncias, apresenta uma investigação acerca da reverberação de sentidos (BAKHTIN, 2003) oriunda do encontro plurivocal, dialógico e semiótico de um grupo de professores da Educação Infantil a respeito do que pode significar o resgate do conceito de didática (NIGRIS, 2015; GOBBATO, 2019) nos debates contemporâneos da Educação Infantil e quais suas implicações para a construção de uma educação dos sentidos (KOHAN, 2019; FREIRE 2014) . Para tanto, utilizou-se como metodologia de criação de dados a Bricolagem Epistemológica (KINCHELOE, 2006), através da criação de diferentes dispositivos estéticos e semióticos. A metodologia de análise de dados foi a Análise do Discurso (BAKHTIN, 2003; AMORIM, 2001) que buscou identificar quais os sentidos construídos a partir dos encontros entre os professores, por meio de sua interação dialógica e semiótica. A partir das análises realizadas, a pesquisa deu origem ao conceito de Bricolagens Didáticas através das amarrações teóricas de Kincheloe (2006) e Bakhtin (2003), na busca por uma prática docente e investigativa com sentidos. Os achados da pesquisa apontam para a necessidade de se problematizar sobre a didática das práticas formativas para professores da Educação Infantil, atentando para os impactos das mesmas nas práticas cotidianas dos professores no dia-a-dia da escola.pt_BR
dc.description.abstractThis research paper analyses the reverberation of meaning (BAKHTIN, 2003) from the perspective of the Studies on Childhood. The analyses emerges from semiotically plurivocal dialogues amongst early childhood teachers. By focusing on the core meanings of didactics (NIGRIS, 2015; GOBBATO, 2019) and its role on the Early Childhood Education, it was possible to update the discussion of education as a construction of meaning (KOHAN, 2019; FREIRE 2014). For this purpose, the data was generated using methodological bricolage (KINCHELOE, 2006) by means of distinct semiotically aesthetic devices. The methodology used for the data analysis was Discourse Analysis (BAKHTIN, 2003; AMORIM, 2001), in order to identify which constructed meanings have emerged from the semiotically dialogic interactions amongst the teachers. From merging theories from Kincheloe (2006) and Bakhtin (2003), the results of this research present the idea of Didactical Bricolage in order to achieve meaningfulness during teaching and learning practices. The findings of the research point to the need to be problematic about the teaching of training practices for teachers of Child Education, attenting to the impacts of the same in the daily practices of teachers in the school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDidacticsen
dc.subjectBricolageen
dc.subjectKindergartenen
dc.titleBricolagens didáticas da docência na pré-escola : diálogos éticos, estéticos e políticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001166549pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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