Psicogênese da noção de algoritmo na atividade de programação com crianças de 4 a 12 anos
Fecha
2022Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
A presente tese objetivou investigar a psicogênese das condutas cognitivas na atividade de programação realizada por 21 crianças de 4-12 anos de idade envolvidas em resolver problemas para fazer movimentar um robô concreto sem a utilização do software de programação na tela de um computador. Para avaliar o estádio do desenvolvimento intelectual, bem como o desenvolvimento das estruturas lógicas elementares de classificação e de seriação, as noções iniciais de objeto, causalidade e espaço, foram ...
A presente tese objetivou investigar a psicogênese das condutas cognitivas na atividade de programação realizada por 21 crianças de 4-12 anos de idade envolvidas em resolver problemas para fazer movimentar um robô concreto sem a utilização do software de programação na tela de um computador. Para avaliar o estádio do desenvolvimento intelectual, bem como o desenvolvimento das estruturas lógicas elementares de classificação e de seriação, as noções iniciais de objeto, causalidade e espaço, foram realizadas nove provas cognitivas selecionadas diretamente das obras de Piaget. Para a investigação dos processos cognitivos envolvidos na construção do algoritmo foram elaborados e aplicados doze problemas para serem resolvidos pelos sujeitos com o uso da ferramenta Kids First Coding & Robotics produzida pela empresa Thames e Kosmos. O procedimento de resolução dos experimentos foi gravado em vídeo e analisado com o suporte do software MAXQDA®. A análise, com base na Epistemologia Genética de Jean Piaget e na Microgênese Cognitiva de Bärbel Inhelder, possibilitou definir níveis de construção do algoritmo de programação e as capacidades cognitivas envolvidas na atividade de programação relacionadas com o estádio do desenvolvimento infantil. Estes resultados apontam contribuições da macrogênese e da microgênese para refletir acerca do desenvolvimento cognitivo infantil utilizando ferramentas tecnológicas de programação, além de indicar contribuições para o ensino de programação com crianças. ...
Abstract
This thesis aimed to investigate the psychogenesis of cognitive behaviors in the programming activity carried out by 21 children aged 4-12 years old, involved in solving problems to make a concrete robot move without using the programming software on a computer screen. To assess the stage of intellectual development, as well as the development of elementary logical structures of classification and serialization, the initial notions of object, causality and space, nine cognitive tests were carri ...
This thesis aimed to investigate the psychogenesis of cognitive behaviors in the programming activity carried out by 21 children aged 4-12 years old, involved in solving problems to make a concrete robot move without using the programming software on a computer screen. To assess the stage of intellectual development, as well as the development of elementary logical structures of classification and serialization, the initial notions of object, causality and space, nine cognitive tests were carried out, selected directly from Piaget's works. For the investigation of the cognitive processes involved in the construction of the algorithm, twelve problems were elaborated and applied to be solved by the subjects using the Kids First Coding & Robotics tool, produced by the company Thames e Kosmos. The procedure for solving the experiments was recorded on video and analyzed using the MAXQDA® software. The analysis, based on Jean Piaget's Genetic Epistemology and Bärbel Inhelder's Cognitive Microgenesis, made it possible to define levels of construction of the programming algorithm and the cognitive capacities involved in the programming activity, related to the stage of child development. These results point to contributions of macrogenesis and microgenesis to reflect on children's cognitive development, using technological programming tools, in addition to indicating contributions to teaching programming for children. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7288)Educación (2434)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License