Avessos : o nome Foucault no mundo acadêmico anglófono
dc.contributor.author | Baker, Bernadette | pt_BR |
dc.contributor.author | Beker, Lisa | pt_BR |
dc.contributor.author | Gandin, Luis Armando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T03:37:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257420 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo defende a idéia de que parte da obsessão em posicionar Foucault, em usá-lo em uma direção ou outra, está baseada no (des)conforto causado pela sua apófase performativa. Uma análise de sua apófase performativa em História da loucura na Idade Clássica põe em dúvida o status de causalidade que a “virada lingüística” ganhou na teoria social e traz à tona os limites dos campos da história e da educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper argues that part of the obsession with locating Foucault, with claiming him in one direction or another, lies in the (dis)comfort that his performative apophasis renders. An analysis of performative apophasis in Madness and Civilization in particular raises questions over the causality that a “linguistic turn” has been attributed in social theory and brings into relief the limits of history and education fields. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 1 (jan./jun. 2004), p. 99-138 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject | Apophasis | en |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Madness | en |
dc.title | Avessos : o nome Foucault no mundo acadêmico anglófono | pt_BR |
dc.title.alternative | Inside out : the name Foucault in Anglophone scholarship | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000468070 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39190)Ciências Humanas (6695)