Análise de erros em demonstrações de geometria plana : um estudo com alunos de 3. grau
Visualizar/abrir
Data
1988Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O presente trabalho busca analisar e classificar erros cometidos por alunos universitários ao realizar demonstrações em Geometria. Os participantes da pesquisa, alunos de um curso de Licenciatura Plena em Matemática, realizaram demonstrações de proposições de Geometria Plana e suas soluções, tanto orais como escritas, foram analisadas com o objetivo de classificar os erros detectados e tentar descobrir as suas causas subjacentes. As conclusões sobre as causas dos erros envolvem aspectos do proc ...
O presente trabalho busca analisar e classificar erros cometidos por alunos universitários ao realizar demonstrações em Geometria. Os participantes da pesquisa, alunos de um curso de Licenciatura Plena em Matemática, realizaram demonstrações de proposições de Geometria Plana e suas soluções, tanto orais como escritas, foram analisadas com o objetivo de classificar os erros detectados e tentar descobrir as suas causas subjacentes. As conclusões sobre as causas dos erros envolvem aspectos do processo ensino-aprendizagem de Matemática, conceituações sobre demonstração de teoremas e, também, considerações sobre a influência da filosofia da Matemática que norteia a prática docente e a elaboração dos currículos de cursos de Matemática. ...
Abstract
The object of this paper is to analyse and classify errors made by college students as to demonstration in Geometry. The subjects, students of undergraduate school in a Mathematics course,demonstrated propositions in Plane Geometry; their solutions, both in oral and written form,were analysed. the errors were classified and their possible causes discussed. The conclusions about the causes of the errors are related to the teaching-learning process in Mathematics, as well as to the concepts about ...
The object of this paper is to analyse and classify errors made by college students as to demonstration in Geometry. The subjects, students of undergraduate school in a Mathematics course,demonstrated propositions in Plane Geometry; their solutions, both in oral and written form,were analysed. the errors were classified and their possible causes discussed. The conclusions about the causes of the errors are related to the teaching-learning process in Mathematics, as well as to the concepts about proofs of theorems. Finally, considerations are made about the phylosophical aspects of Mathematics that may influence the teaching activity and the elaboration of curricula for the courses of Mathematics. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7287)Educação (2434)
Este item está licenciado na Creative Commons License