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dc.contributor.advisorTijiboy, Juan Antoniopt_BR
dc.contributor.authorGastaldo, Denise Mariapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T04:01:41Zpt_BR
dc.date.issued1990pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257712pt_BR
dc.description.abstractO estudo que aqui se apresenta trata da formação de profissionais de nível médio da área da saúde, mais especificamente do auxiliar de enfermagem. Compreendendo a enfermagem e a formação profissional como resultado de um processo histórico e palco dos mesmos conflitos que permeiam a sociedade, a autora aborda a reprodução das relações sociais de produção no trabalho e no ensino de enfermagem, retomando a história. Entendendo-se que este processo de manutenção do "status que" pode ser contraposto por posicionamentos de resistência, desenvolveu-se um estudo participativo com um grupo de enfermeiros docentes da formação de nível médio em enfermagem. Paulatinamente, assumindo o estudo como seu, o grupo sofreu transformações que culminaram na mudança da prática docente por parte de alguns professores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAuxiliares de enfermagem : Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalizantept_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA formação de profissionais de nível médio da área de saúde : um desafio educacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000034250pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1990pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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