Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Cybele Crossetti dept_BR
dc.contributor.authorGoulart, Lucas Volkweispt_BR
dc.date.accessioned2023-05-13T03:27:33Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258032pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar as diferentes representações da cidade medieval conforme elas aparecem no primeiro cantica d’A Divina Comédia de Dante Alighieri, o Inferno. Inicialmente, traço um breve contexto da reestruturação da cidade medieval, particularmente no Norte da Península Itálica, após a queda do Império Romano Ocidental, assim como da vida urbana durante o final do século XIII. Em seguida, exploro os diferentes atores e as novas formas de sociabilidade desenvolvidas e estabelecidas no ambiente urbano, como a presença de ordens militares, ordens mendicantes e corporações de ofício, e como estas se relacionam com a obra de Dante. No terceiro capítulo analiso a obra em si, explorando a estrutura do Inferno segundo um eixo social e um eixo racional, sua relação com os pecados e pecadores, e sua conexão com a vida urbana medieval. Por fim, investigo a espacialidade do Inferno, sua materialidade e sua topografia, analisando o espaço imaginado em conexão com os sentidos narrativos contidos no poema.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this research is to analyze the different representations of the medieval city as they appear in the first cantica of Dante Alighieri’s The Divine Comedy, the Inferno. Initially I trace a brief context of the medieval city’s restructuring, particularly in the Northern Italian Peninsula, after the fall of the Western Roman Empire, as well as the urban life during the end of the thirteenth century. After that, I explore the different actors and the new forms of sociability developed and established in the urban environment, such as the presence of military orders, mendicant orders and trade corporations, and how these relate to Dante’s work. In the third chapter I analyze the work itself, exploring Hell’s structure according to a social axis and a rational axis, their relation to the sins and sinners, and connection to medieval urban life. Lastly, I investigate Hell’s spatiality, its materiality and topography, analyzing the imagined space in connection to the narrative meanings contained in the poem.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectThe Divine Comedyen
dc.subjectDante Alighieri, 1265-1321pt_BR
dc.subjectMedieval cityen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCidade medievalpt_BR
dc.subjectHellen
dc.subjectImpério romanopt_BR
dc.subjectMedieval christianityen
dc.subjectCristianismo medievalpt_BR
dc.titleA perversão da razão : representações da cidade no Inferno de Dante Alighieript_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001168577pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples