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dc.contributor.advisorPassos, Camila Greffpt_BR
dc.contributor.authorDorscheid, Gabryel Leandropt_BR
dc.date.accessioned2023-05-24T03:28:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258472pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso visa avaliar a inserção da Educação Ambiental – (EA) atrelada à formação profissional do Químico pelos cursos de Bacharelado em Química e Química Industrial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Justifica-se esta temática de pesquisa pelas prerrogativas das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental que indicam que a EA deve estar presente em todos os níveis e modalidades de ensino de forma articulada às disciplinas e de forma permanente. A metodologia adotada é a análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) vigentes até o ano de 2022 e discussão dos resultados obtidos com bibliografia referente à EA. Os resultados apontaram que a inserção da EA nos currículos de Química ainda é tímida, mas compreende temáticas como resíduos e meio ambiente para o curso de Bacharelado em Química e Química Ambiental e questões ambientais para o curso de Química Industrial. Salienta-se que inserção da dimensão socioambiental nos cursos de Química é de grande relevância para os estudantes e futuros profissionais, pois favorece a formação cidadã dos discentes, no que se refere à importância de conhecer os mecanismos para preservar o meio ambiente.pt_BR
dc.description.abstractThis Course Completion Work aims to evaluate the insertion of Environmental Education - (EE) linked to the professional training of Chemists by the Bachelor of Chemistry and Industrial Chemistry courses at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). This research theme is justified by the prerogatives of the Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental, which indicate that EE must be present at all levels and teaching modalities in an articulated way to the disciplines and in a permanent way. The methodology adopted is the documental analysis of the Projects Pedagogical Courses (PPC) in force until the year 2022 and discussion of the results obtained with bibliography related to EE. The results showed that the inclusion of EE in Chemistry curricula is still timid but includes themes such as waste and the environment for the Bachelor of Chemistry, and environmental chemistry and environmental issues for the Industrial Chemistry course. It should be noted that the inclusion of the socio-environmental dimension in Chemistry courses is of great importance for students and future professionals, as it favors the citizenship formation of students, regarding the importance of knowing the mechanisms to preserve the environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectChemist trainingen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurricular environmentalizationen
dc.titleO enfoque socioambiental na formação dos químicos dos Cursos de química industrial e bacharelado em química da UFRGS : uma análise documentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169260pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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