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dc.contributor.advisorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.contributor.authorColpes, Karen Mellopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-08T03:31:44Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258778pt_BR
dc.description.abstractOs programas implantados pelo Governo Federal do Brasil para a inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares têm favorecido o crescimento do número de alunos com deficiência nessas instituições, resultando assim, em uma redução no índice de matrículas em escola especiais. No entanto, a realidade da inclusão no Brasil está aquém do ideal ou até mesmo do esperado. Caracterizada por uma implementação carente de planejamento e fiscalização, pois muito do previsto em lei não é observado na prática. Tomando como base a educação de pessoas com deficiência visual severa e cegueira, cujo índice de incidência se destaca perante à população de pessoas com deficiência, depara-se com um corpo docente desprovido de capacitação, preparo e materiais didáticos para lidar com as particularidades deste aluno. O aluno cego possui as mesmas condições cognitivas que o aluno vidente para construir o conhecimento e aprendizado, necessitando apenas de estímulos diferentes que podem ser conferidos por recursos e materiais didáticos adequados. Um bom exemplo, são alguns conteúdos de disciplinas como Matemática e Física que necessitam de estímulos através do tato para uma melhor compreensão. Portanto, este trabalho visa contribuir para o facilitar a produção de materiais didáticos em relevo, através do desenvolvimento de um cabeçote de impressão de tinta de emulsão acrílica com propriedades expansivas ao calor (tinta puff) de forma a contribuir para a obtenção de um processo automatizado de impressão capaz de produzir gráficos relacionais em alto-relevo. A metodologia utilizada nesse trabalho tem base no Projeto de Produto Industrial de Löbach e no planejamento de projetos experimentais de Montgomery. Os resultados da pesquisa não confirmaram a hipótese de encontrar um cabeçote de impressão que obtivesse bons resultados de impressão. No entanto, No entanto, como alternativa para novas pesquisas, recomenda-se a utilização do filamento de TPU em impressora 3D (com parâmetros de entrada adaptados) para agilizar a produção e/ou adaptação de materiais didáticos, viabilizando sua entrega em tempo hábil para o início do período letivo do aluno cego.pt_BR
dc.description.abstractThe programs implemented by the Federal Government of Brazil for the inclusion of people with disabilities in regular schools have favored the growth of the number of students with disabilities in these institutions, thus resulting in a reduction in the enrollment rate in special schools. However, the reality of inclusion in Brazil is far from ideal or even expected. Characterized by an implementation lacking planning and inspection, as much of what is provided for by law is not observed in practice. Based on the education of people with severe visual impairment and blindness, whose incidence rate stands out in relation to the population of people with disabilities, it is faced with a teaching staff devoid of training, preparation and teaching materials to deal with the particularities of this student. The blind student has the same cognitive conditions as the sighted student to build knowledge and learning, just needing different stimuli that can be conferred by adequate resources and teaching materials. A good example is some content from subjects such as Mathematics and Physics that need stimuli through touch for a better understanding. Therefore, this work aims to contribute to facilitate the production of teaching materials in relief, through the development of an acrylic emulsion ink printhead with heat expansive properties (puff ink) in order to contribute to the achievement of an automated process. printer capable of producing embossed relational graphics. The methodology used in this work is based on Löbach's Industrial Product Project and on Montgomery's experimental design planning. The search results did not support the hypothesis of finding a printhead that achieved good print results. However, as an alternative for further research, it is recommended to use TPU filament in a 3D printer (with adapted input parameters) to speed up the production and/or adaptation of teaching materials, enabling their delivery in a timely manner for the beginning of the school term for the blind student.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign and inclusive educationen
dc.subjectDesign inclusivopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAdaptating teaching materialsen
dc.subjectCharts in embosseden
dc.subjectImpressãopt_BR
dc.subjectBlindness and inclusionen
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.titleCabeçote de extrusão para impressora de gráficos em alto-relevo : soluções para viabilizar a adequação de materiais didáticos para cegospt_BR
dc.title.alternativeExtrusion head for embossed graphics printer : solutions to enable the adequacy of teaching materials for the blinden
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coBraga, Rodrigo Antônio Marquespt_BR
dc.identifier.nrb001170863pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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