Show simple item record

dc.contributor.advisorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.contributor.authorMassoni, Luis Fernando Herbertpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-10T03:33:25Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258889pt_BR
dc.description.abstractEstuda as placas I♥POA, do Projeto Praças da construtora Melnick Even, instaladas em praças da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Investiga especificamente as memórias dessas praças, com o objetivo de compreender como o Projeto Praças, da construtora Melnick Even, se relaciona com as memórias de Porto Alegre e com o sistema da arte local. Identifica o que é homenageado e/ou memorado e como são narradas as memórias apresentadas nessas praças. Verifica as relações entre as intervenções contemporâneas dos totens e as memórias das praças e da cidade. Discute a apropriação da cidade e de seu patrimônio cultural pelo setor imobiliário e a inserção dessas relações no sistema da arte local. Como referencial teórico, utiliza autores do campo da Memória Social, especificamente os que discutem a relação com o ambiente da cidade. Articula conceitos como patrimônio cultural, memória social e sistema da arte. Autores de Antropologia Urbana também são usados, especialmente para falar sobre as praças, seus usos sociais e memórias. Como metodologia, caracteriza-se pela natureza básica, abordagem qualitativa e objetivo exploratório, compondo um estudo de caso. A coleta dos dados ocorreu em 2019, por meio de visitas e observações das nove praças onde originalmente foram instalados os primeiros totens. Os bens culturais locais foram fotografados, bem como os totens ali presentes. Também foram coletados documentos provenientes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Porto Alegre. Conclui que, ao mesmo tempo em que o Projeto pode ensejar a curiosidade no passante, a ação pouco dialoga com as memórias locais das praças onde os totens estão inseridos. Embora incentive a fruição estética da população e divulgue artistas porto-alegrenses, a ação não valoriza os bens culturais presentes nas praças, o que pode invisibilizá-los ainda mais. Sob a ótica do sistema da arte, em que pese as expressões artísticas dos totens, os principais agentes por trás da ação são a construtora Melnick Even e a Prefeitura de Porto Alegre, que usam essas intervenções para valorizar praças próximas aos empreendimentos da incorporadora, fazendo a arte atuar a favor do capital.pt_BR
dc.description.abstractIs study the I♥POA signs, from Projeto Praças by Melnick Even, installed in squares in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. It specifically investigates the memories of these squares, with the aim of understanding how Projeto Praças, by the construction company Melnick Even, relates to the memories of Porto Alegre and the local art system. It identifies what is honored and/or remembered and how the memories presented in these squares are narrated. It verifies the relationships between the contemporary interventions of the totems and the memories of the squares and the city. It discusses the appropriation of the city and its cultural heritage by the real estate sector and the insertion of these relationships in the local art system. As a theoretical reference, it uses authors from the field of Social Memory, specifically those who discuss the relationship with the city's environment. It articulates concepts such as cultural heritage, social memory and the art system. Urban Anthropology authors are also used, especially to talk about squares, their social uses and memories. As a methodology, it is characterized by its basic nature, qualitative approach and exploratory objective, composing a case study. Data collection took place in 2019, through visits and observations of the nine squares where the first totems were originally installed. The local cultural assets were photographed, as well as the totems present there. Documents from the Secretariat for the Environment and Sustainability of Porto Alegre were also collected. It concludes that, at the same time that the Project can give rise to curiosity in the passer-by, the action has little dialogue with the local memories of the squares where the totems are located. Although it encourages the aesthetic enjoyment of the population and publicizes artists from Porto Alegre, the action does not value the cultural assets present in the squares, which can make them even more invisible. From the point of view of the art system, in spite of the artistic expressions of the totems, the main agents behind the action are the builder Melnick Even and the City Hall of Porto Alegre, who use these interventions to enhance squares close to the developments of the developer, making art acting in favor of capital.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectCity and memoryen
dc.subjectArte urbanapt_BR
dc.subjectSquare and memoryen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectArt systemen
dc.titleI♥POA : um passeio memorialístico-artístico pelas praças de Porto Alegrept_BR
dc.title.alternativeI love POA : um passeio memorialístico-artístico pelas praças de Porto Alegreen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170337pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record